O Julgamento das Nações

Por John Walvoord

No amplo programa de relacionamento divino com os gentios, a soberania de Deus sobre a criação é revelada de uma forma incomum. Embora Deus em Sua graça soberana tenha permitido que os gentios assumissem grande poder e nas palavras de Cristo, “Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se cumpram” (Lucas 21:24), a consumação deste programa traz inevitavelmente os gentios diante de Deus para o merecido julgamento divino.

A história do mundo demonstrou que a humanidade não é julgada uma vez, mas muitas vezes. Deus já exerceu Seu julgamento sobre os anjos, Adão e Eva, e muitos julgamentos específicos recaíram sobre indivíduos, cidades e nações. No dilúvio de Noé, o mundo inteiro estava sujeito a julgamento disciplinar. Elevando-se acima de todos os julgamentos na história está o fato de que Cristo na cruz foi julgado como o portador dos pecados da humanidade e que ali Satanás também foi julgado e derrotado (João 16:11). Os cristãos nesta era atual de graça também experimentam o julgamento disciplinar de Deus (1 Coríntios 11:32). Durante todo o período da tribulação e especialmente na grande tribulação, julgamento após julgamento será derramado sobre o mundo.

Nesta sequência, o julgamento das nações assume grande significado e é um dos marcos importantes no trato divino com um mundo iníquo. É evidente que não é o julgamento final, pois outros julgamentos se seguirão no final do milénio e o julgamento final de todos será no Grande Trono Branco. O julgamento das nações, no entanto, é importante porque encerra uma das principais fases do trato divino, a saber, os tempos dos gentios, e de forma preliminar antecipa o julgamento de todos os homens não salvos que ocorrerá daqui a mil anos. mais tarde. A confusão que surgiu na tentativa de fazer deste o julgamento de todos os homens, incluindo tanto os santos ressuscitados e transladados como os ímpios, é corrigida pela atenção cuidadosa ao texto exato de Mateus 25:31-46, onde os detalhes da sentença é proferida.

O Tempo do Julgamento

A passagem é introduzida por uma cláusula de tempo que indica quando o julgamento ocorrerá na tremenda sequência de eventos relacionados à segunda vinda: “Quando o Filho do homem vier em sua glória” (Mateus 25:31). O contexto indica que esta é a vinda de Cristo à terra em conexão com o estabelecimento do Seu reino terrestre. O julgamento, portanto, distingue-se no tempo dos julgamentos que se relacionam com o tribunal de Cristo que ocorre em conexão com o arrebatamento da igreja, e de todos os julgamentos históricos que precedem, bem como dos muitos julgamentos que são derramados sobre a terra durante a grande tribulação. Segue-se à segunda vinda de Cristo à terra, e precede e é uma preparação para o Seu reinado na terra durante mil anos. Portanto, também se distingue de quaisquer julgamentos sobre rebelião durante o reinado do Seu reino e do julgamento final do Grande Trono Branco no final do milênio.

O Lugar do Julgamento

A partir do contexto também fica claro que o lugar do julgamento é a terra, não o céu. A frase “o Filho do homem virá em sua glória, e todos os santos anjos com ele”, é uma imagem de Cristo e dos anjos vindo do céu para a terra. Isto é substanciado por outra cláusula temporal: “Então ele se assentará no trono da sua glória” (Mateus 25:31). Este não é o trono de Deus no céu, mas sim o trono terreno predito pelos profetas. É o início do cumprimento da profecia de Jeremias: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei para Davi um Renovo justo, e um Rei reinará e prosperará, e executará julgamento e justiça na terra”. (Jeremias 23:5). O lugar deste julgamento, portanto, é a terra milenar, não o céu.

O Assunto do Julgamento

Em Mateus 25:32, os sujeitos deste julgamento divino são claramente declarados como “todas as nações”. A passagem poderia ser traduzida como “todos os gentios”, já que a palavra grega é ethne. Esta é uma palavra comum encontrada frequentemente na Bíblia e geralmente usada para designar raças não-judias. Embora ocasionalmente usado para se referir aos próprios judeus (cp. Lucas 7:5; 23:2; João 11:48, 50, 51, 52; 18:35; Atos 10:22; etc.), o significado mais comum é referir-se aos gentios como distintos dos judeus, por exemplo nas referências em Romanos 11:13; 15:27; 16:4; Gálatas 2:12. Em algumas passagens o caráter gentio da palavra é o pensamento principal como em Romanos 3:29; 9:24.

O contexto aqui indica que as nações ou os gentios deveriam ser vistos como a população não-judaica do mundo. Na narrativa eles são contrastados com “meus irmãos” (Mateus 25:40) que na passagem se distinguem tanto das ovelhas quanto dos bodes, que constituem toda a massa dos gentios. Para manter as distinções, é melhor entendê-lo como referindo-se aos povos não-judeus do mundo. Contudo, um julgamento semelhante aguarda o povo judeu (Ezequiel 20:34-38) e a questão não é se tanto os judeus como os gentios serão julgados, mas sim se esta passagem se refere principalmente aos gentios. Tendo em conta o facto de que este é o clímax dos tempos dos gentios, parece apropriado que um julgamento especial seja aplicado àqueles que oprimiram Israel ao longo da sua história.

Da palavra inglesa nações, alguns inferiram que o que se trata aqui são entidades políticas ou países como tais. Isto não é de forma alguma indicado pela palavra ethne, um termo racial e não organizacional, e os detalhes da profecia são tais que só podem ser aplicados a indivíduos e não a grupos. A expressão “todas as nações”, portanto, é melhor entendida como referindo-se a todos os gentios e, mais especificamente, a todos os gentios que vivem na terra neste momento. Deve ser entendido que muitos gentios na época da segunda vinda de Cristo também já foram julgados no próprio ato da ira divina sendo derramada sobre os exércitos reunidos no Oriente Médio de acordo com Apocalipse 19:17-21. Como este é um evento anterior em conexão com o segundo advento, deve-se presumir que temos aqui gentios vivos que não eram combatentes ou não estavam envolvidos nesta grande luta.

A Base do Julgamento

Esta passagem em Mateus 25 é notável porque as obras são proeminentes. Segundo as Escrituras, como todos os gentios são reunidos diante de Cristo para serem julgados, eles são divididos em duas classes, uma descrita como “ovelhas” e a outra designada como “bodes”. De acordo com Mateus 25:33, “porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à sua esquerda”. Tendo feito esta divisão arbitrária, Ele então justifica o que está fazendo dirigindo-se primeiro às ovelhas. Em linguagem figurada, Cristo, em Seu papel de “Rei”, declara às ovelhas à sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo: porque tive fome, e destes-me de comer: tive sede e destes-me de beber: era estrangeiro e hospedastes-me: estava nu e vestistes-me: adoeci e visitastes-me: estive na prisão e viestes para mim” (Mateus 25:34-36).

A declaração de Cristo é notável porque chama a atenção para certas obras bastante comuns, como alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, visitar os enfermos e os que estão na prisão. Além disso, Cristo declara que aqueles que fizeram essas coisas as fizeram pessoalmente a Ele.

Os justos, portanto, respondem-Lhe com a pergunta: “Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? ou com sede, e te deu de beber? Quando te vimos estrangeiro e te acolhemos? ou nu, e te vestiu? Ou quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te?” (Mateus 25:37-39).

Em resposta, Cristo como “o Rei” declara: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).

Em contraste com isso, Cristo então se volta para aqueles que estão à esquerda, descritos como bodes, e declara: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos: porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era estrangeiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo e na prisão, e não me visitastes” (Mateus 25:41-43). ). Da mesma forma, os bodes responderam perguntando quando haviam negligenciado essas obras de misericórdia. O julgamento então é pronunciado sobre os bodes por Cristo: “Em verdade vos digo que, se não o fizestes a um destes pequeninos, não o fizestes a mim. E estes irão para o castigo eterno; mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:45, 46).

Esta passagem tem preocupado os expositores, pois parece indicar que as ovelhas vão para a vida eterna por causa de suas obras justas, enquanto os ímpios são condenados por não terem praticado essas obras de bondade prescritas. Naturalmente surge a questão de saber se uma pessoa pode ser salva pelas obras. Se alguma passagem na Bíblia parece implicar isso, essa seria a passagem.

Quando outras Escrituras são abordadas sobre a questão de saber se as pessoas podem ser salvas pelas obras, logo se torna evidente que a salvação pelas obras é uma impossibilidade em quaisquer circunstâncias. Embora a graça possa ser revelada em diferentes graus em diferentes dispensações, é evidente pela própria doutrina que todos os homens são pecadores, que todos os homens estão espiritualmente mortos e que nenhuma quantidade de boas obras pode reverter a sentença de morte ou mudar a natureza pecaminosa. do homem. As obras nunca podem ser a base da salvação do homem. Não pode haver cura para a depravação, o pecado adâmico e o óbvio fracasso humano encontrado em todas as vidas, a não ser a graça de Deus. Portanto, embora possa haver diferentes dispensações com diferentes regras de vida, só pode haver um caminho de salvação, nomeadamente, através de Cristo e da Sua redenção provida. Permanece então a questão de como esta passagem, em sua clara ênfase nas obras, pode ser justificada.

A resposta encontra-se, antes de tudo, no fato de que em cada dispensação as obras não são a base da salvação, mas antes são a evidência da salvação. É sempre verdade que “a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Isto não significa que um homem seja salvo pelas obras, mas significa que aquele que realmente confia em Deus e é o destinatário da graça divina manifestará este facto numa vida transformada. Humanamente falando, é apropriado desafiar a fé que não se manifesta de alguma forma. A passagem, então, deveria ser acrescentada a todas as outras que enfatizam a importância das obras, não como base para a salvação, mas como evidência dela.

Contudo, ainda permanece uma questão sobre o caráter preciso dessas obras. É sempre verdade que aqueles que são gentis com os outros e os alimentam e vestem são necessariamente cristãos? A óbvia filantropia de muitos não-cristãos no nosso mundo moderno parece indicar que isto não pode ser tomado normalmente como uma evidência indiscutível da vida eterna.

A resposta ao problema encontra-se nas circunstâncias peculiares que constituem o pano de fundo do acórdão. As pessoas que estão aqui sendo julgadas como gentias são aquelas que sobreviveram aos horrores da grande tribulação. Neste período a que Jeremias se refere como “o tempo de angústia de Jacó” (Jeremias 30:7), o antissemitismo atingirá um ponto mais alto. É evidente a partir da advertência de Cristo em Mateus 24:15-22 que o povo judeu será perseguido até à morte, especialmente na Terra Santa, e possivelmente em todo o mundo. O ódio satânico será manifestado num grau nunca antes alcançado e fará parte do engano satânico mundial que fará com que os homens acreditem numa mentira. Nas palavras de II Tessalonicenses 2:11: “Deus lhes enviará o forte erro, para que creiam na mentira”.

Sob estas circunstâncias peculiares, sob a tensão e o estresse do ódio satânico a Deus e da compulsão de adorar o governante mundial, qualquer pessoa que fizesse amizade com um judeu seria um homem marcado. É quase inconcebível que alguém que seja um verdadeiro adorador da besta ignore a ordem mundial de exterminar os judeus. Para um gentio, nestas circunstâncias, fazer amizade com alguém que é designado como “meus irmãos” seria fenomenal e só poderia ser motivado pela compreensão de que o povo judeu é de fato o povo de Deus e que seu Messias é de fato o Salvador de todos os que creem. nele. Uma simples obra de bondade como a aqui descrita torna-se, portanto, altamente significativa e, no contexto deste julgamento, alguém que praticasse atos de bondade seria inevitavelmente um crente no Senhor Jesus Cristo. Consequentemente, embora as obras não sejam a base de sua salvação, que inevitavelmente deve ser a graça de Deus e o sacrifício de Cristo, as obras são, no entanto, a evidência da salvação e para isso nosso Senhor aponta.

Ainda é verdade que a salvação “não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:9), mas sim pela fé e pela graça.

A importância das obras nos julgamentos finais da humanidade tem aqui outra revelação divina. As ovelhas que manifestaram a sua fé em Cristo sob circunstâncias difíceis, fazendo amizade com um judeu, são agora recompensadas ao serem introduzidas no reino milenar com as bênçãos do governo justo de Cristo e do cuidado beneficente para com todos os que confiam Nele. Em contraste, os bodes que seguiram o curso deste mundo e sem dúvida participaram na perseguição do povo judeu, bem como negligenciaram os seus atos de bondade, agora estão sob o julgamento divino que justamente merecem, e são lançados no fogo eterno.

O Julgamento

O propósito do julgamento dos gentios é obviamente o de separar os justos dos injustos em preparação para o reino milenar (cp. Mateus 24:40, 41). É um cumprimento daquilo que foi antecipado nas parábolas de Mateus 13, onde foi predito que no final o trigo e o joio seriam separados, os peixes bons e os peixes maus seriam tratados e os peixes maus seriam destruídos. O reino milenar começará com toda a população adulta do mundo limitada àqueles que depositaram a sua confiança em Cristo. Será um novo começo comparável ao que se seguiu ao dilúvio, quando Noé e sua família imediata formaram a população inteira da terra.

A partir deste contexto, também é evidente que este não é um julgamento final dos indivíduos envolvidos. Aqueles que foram introduzidos no reino milenar neste julgamento ainda estão em seus corpos naturais, ainda têm uma vida natural para viver e, no final das contas, ou morrerão ou serão trasladados e terão sua vida revisada em definitivo. Embora não haja nenhuma revelação específica deste fato, a verdade geral de Hebreus 9:27, “como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o julgamento”, pode-se concluir que as ovelhas estarão sujeitas à recompensa final. por suas obras, embora neste momento eles tenham a certeza da salvação eterna, pois possuem a vida eterna. De modo semelhante, o lançamento dos ímpios no fogo eterno não deve ser confundido com um julgamento final no qual eles são lançados no lago de fogo, o que não ocorrerá antes de mil anos. Na verdade, eles passam para um estado de julgamento divino descrito pela palavra “fogo eterno”, tal como acontece tanto no Hades, a morada temporária dos ímpios mortos, como no lago de fogo, o estado final dos ímpios. Em uma palavra, o julgamento deles é que eles serão mortos fisicamente, mas sujeitos ao julgamento futuro e à ressurreição final no julgamento do Grande Trono Branco. Este julgamento, portanto, encerra os tempos dos gentios e dá início ao governo milenar de Cristo.

Tradução: Antônio Reis

https://walvoord.com/article/305

Deixe um comentário