Avaliando o Adventismo do Sétimo Dia

Este artigo não é sobre política. Mas o envolvimento do Dr. Ben Carson nas primárias republicanas levantou questões nas mentes de muitos evangélicos sobre sua afiliação religiosa como um adventista do sétimo dia. Essas perguntas incluem coisas como: “O que é o Adventismo do Sétimo Dia?” E “Como os evangélicos devem avaliar o movimento adventista?”

Um seminarista recentemente me pediu para abordar essas questões. O post de hoje me dá a oportunidade de fazer exatamente isso.

O que é o Adventismo do Sétimo Dia?

A Igreja Adventista do Sétimo Dia começou como um movimento distinto com os ensinamentos de um pregador leigo chamado William Miller (1782–1849). Miller embarcou em um estudo pessoal das Escrituras (e particularmente Daniel 8:14) que o convenceu de que Cristo retornaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Quando essa previsão falhou, Miller e seus seguidores ajustaram a data, determinando que outubro 22, 1844 seria o dia do segundo advento de Jesus.

Mas o Senhor não retornou em 22 de outubro de 1844, e os seguidores de Miller (conhecidos como mileristas) experimentaram o que chamaram de “o Grande Desapontamento”. A maioria dos seguidores de Miller percebeu que suas previsões estavam totalmente equivocadas. Mas um pequeno grupo de mileritas (dos quais surgiram os adventistas do sétimo dia) insistiu que a data que ele identificou não poderia estar errada. Eles alegaram que o erro de Miller não estava em seus cálculos matemáticos, mas sim no que ele esperava que ocorresse naquela data. Consequentemente, eles concluíram que algo significativo ocorreu em 1844, mesmo que não fosse a segunda vinda de Cristo.

Phil Johnson aponta a ironia de estabelecer um movimento religioso com base em uma previsão profética fracassada:

No início dos anos de 1840, o movimento milerita expandiu-se para um enorme fenômeno internacional. Em um período de cinco meses em 1843, 600.000 cópias da literatura Millerita foram distribuídas apenas em Nova York. As pessoas vendiam suas casas, doavam seus pertences e entregavam seus meios de subsistência para demonstrar sua fé nas previsões de William Miller. É claro que Cristo não retornou – não na vida de Miller; nem mesmo naquele século. Miller tentou ajustar suas datas uma ou duas vezes, mas ele mesmo desistiu de encontrar uma maneira de ajustar seus cálculos para manter a expectativa viva. Ele morreu confuso e desiludido. Ele nunca se juntou aos Adventistas do Sétimo dia. Até hoje, os adventistas referem-se à previsão fracassada de Miller da segunda vinda como “O Grande Desapontamento”. Essa parece ser uma base instável sobre a qual fundar [um novo movimento religioso] – uma falsa profecia que culminou em desapontamento e constrangimento em todo o mundo. (Fonte on-line)

Mas fora do “Grande Desapontamento”, o movimento adventista do sétimo dia nasceu.

Então, o que acreditam os adventistas sobre 22 de outubro de 1844?

De acordo com o ensinamento adventista, Cristo está atualmente realizando um trabalho final de expiação e juízo investigativo no céu como o grande Sumo Sacerdote da igreja. Em 22 de outubro de 1844, Ele mudou-se do Santo Lugar Celestial para o Santo dos Santos para completar aquela obra expiatória.

A declaração doutrinal oficial da IASD explica da seguinte maneira:

Há um santuário no Céu. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios do Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas, na cruz. Ele foi empossado como nosso grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessório por ocasião da Sua ascensão. Em 1844, no fim do período profético dos 2.300 dias, Ele iniciou a segunda e última etapa de Seu ministério expiatório. O juízo investigativo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos será digno de ter parte na primeira ressurreição. Também torna manifesto quem, dentre os vivos, está preparado para a trasladação ao Seu reino eterno. A terminação do ministério de Cristo assinalará o fim do tempo da graça para os seres humanos, antes do Segundo advento. (Crença fundamental # 24. Fonte on-line)

Essa explicação criativa para a previsão fracassada de Miller foi reforçada pelos ensinamentos de uma jovem chamada Ellen Harmon (1827–1915), que supostamente começou a ter visões em 1844, logo após o Grande Desapontamento. Considerada uma profetisa, Harmon (conhecida por seu nome de casada, Ellen G. White) embarcou em uma carreira prolífica de ensino e escrita. Suas interpretações bíblicas e supostas revelações se tornaram a base principal do movimento adventista.

Hoje existem cerca de 18 milhões de adventistas do sétimo dia em todo o mundo.

COMO OS EVANGÉLICOS DEVEM AVALIAR O MOVIMENTO DA IASD?

Alguns evangélicos acreditam que o Adventismo do Sétimo Dia deveria ser abertamente adotado como simplesmente outra denominação. Discordo.

Historicamente, os evangélicos e fundamentalistas consideravam o movimento Adventista do Sétimo Dia como uma seita. E apesar do espírito ecumênico que permeou o evangelicalismo nas últimas décadas, ainda existem grandes deficiências dentro da teologia oficial adventista que deveriam dar aos cristãos evangélicos uma pausa séria.

Aqui estão minhas três maiores preocupações sobre a doutrina da IASD:

Uma compreensão não bíblica da obra de expiação de Cristo

O Novo Testamento ensina que a obra de expiação de Cristo foi totalmente concluída na cruz (João 19:30). Depois de cumprir sua missão terrena, o Senhor Jesus sentou-se vitorioso à destra do Pai. O autor de Hebreus é claro:

“Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados. Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés; porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.”- Hebreus 10: 11–14

Qualquer noção de que Cristo precisou realizar uma obra adicional de expiação no céu (como ensina a teologia adventista) é contrária a esses versos e mitiga contra a natureza de uma vez por todas de Sua obra finalizada no Calvário.

Existem grandes deficiências dentro da teologia Adventista do Sétimo Dia que deveriam dar aos cristãos evangélicos uma pausa séria.

No Antigo Testamento, quando o sumo sacerdote entrou no Santo dos Santos (no Dia da Expiação), ele entrou na presença da shekinah de Deus. Glória (Lev. 16: 2). O ensinamento adventista de que Cristo não entrou no Santo dos Santos Celestial até 22 de outubro de 1844, indica imprecisamente que o Senhor Jesus não entrou na presença gloriosa de Deus até aquela data. Mas isso claramente não é o que a Escritura ensina (Atos 7: 55-56; Romanos 8:34; Efésios 1:20; Colossenses 3: 1; 1 Pedro 3:22).

Uma vez dentro do Santo dos Santos, os sumos sacerdotes de Israel foram instruídos a cumprir seus deveres rapidamente e sair. Como pecadores, eles não foram autorizados a permanecer na presença de Deus. Mas quando o Senhor Jesus entrou na presença de Seu Pai, Ele se assentou (Marcos 16:19; Lucas 22:69; Hebreus 1: 3; 8: 1; 10:12; 12: 2) – não só porque Ele era perfeito, mas também porque Seu trabalho expiatório foi plenamente realizado.

Por meio de Sua obra redentora no Calvário, Cristo providenciou o acesso à presença de Deus para todos os que pertencem a Ele (Hb. 4: 14-16; 10: 19-20). O véu que separava o Santo dos Santos do Lugar Santo foi rasgado em dois no momento de sua morte (Marcos 15:38), não dezoito séculos depois. Reivindicar que Jesus esperou até 1844 para entrar em um Santo dos Santos celestial solapa a obra completa e final da expiação que Ele realizou na cruz.

Também deve ser notado que esta doutrina adventista, na qual Jesus iniciou uma obra de “juízo investigativo” como parte de Sua obra expiatória final, contraria a doutrina bíblica da justificação pela fé. Porque este juízo investigativo se concentra nas obras que os cristãos realizam, ele mitiga contra a verdade que os crentes são salvos pela graça somente através da fé somente por conta de Cristo.

Uma exaltação inadequada de Ellen G. White como uma profetisa autoritária

Como cristãos evangélicos, consideramos a Escritura apenas como nossa autoridade suprema. Entendemos que a Palavra de Deus é inspirada, inerrante, autoridade e suficiente (cf. 2Tm 3: 16-17). Consequentemente, rejeitamos quaisquer outras autoridades espirituais que possam se colocar em uma posição acima ou igual à Bíblia.

Os Adventistas do Sétimo Dia igualmente insistem que a Bíblia é seu único credo. Mas essa afirmação é questionada por seu compromisso simultâneo com as profecias de Ellen G. White, que eles consideram uma autoridade para a igreja.

Essa adesão às profecias de White é expressa na IASD em sua Crença Fundamental # 18:

Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Esse dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. (Fonte on-line)

Ao ver os escritos de Ellen G. White como inspirados e com autoridade, o movimento adventista baseia suas doutrinas em algo mais do que apenas as Escrituras. Na prática, os ensinamentos de White são realmente colocados sobre as Escrituras porque eles se tornam a lente através da qual a Bíblia é interpretada. Como Geoffrey Paxton explica:

Temo muito profundamente que o uso da Sra. White no Adventismo do Sétimo Dia seja testemunho de uma atitude não protestante em relação à Bíblia. Temo que muitos adventistas tenham uma crença católica romana de que a Bíblia é muito difícil para os cristãos comuns entenderem. No lugar da Bíblia, eles se voltam para a Sra. White para lhes dizer o que Deus diz. (The Shaking of Adventism, 156)

Phil Johnson afirma o problema ainda mais diretamente:

Embora a maioria dos Adventistas do Sétimo Dia tente minimizar a ênfase que colocam nos escritos de Ellen White, eles de fato acreditam que a Sra. White foi divinamente inspirada e seus livros são revelações superiores a todos os outros recursos e todas as outras alegações de verdade fora da Bíblia. E desde que leem e interpretam a Bíblia através das lentes das obras supostamente inspiradas da Sra. White, seus escritos na prática têm uma autoridade maior do que a Escritura. As Escrituras simplesmente não podem ser usadas para corrigir os erros da Sra. White, porque as Escrituras são interpretadas pelo que ela escreveu. (Fonte on-line)

Assim se constitui um problema óbvio. É claramente menos que uma afirmação evangélica da autoridade e suficiência das Escrituras.

Uma ênfase legalista no sábado e leis dietéticas como vinculação para os cristãos

O Novo Testamento ensina que a Lei mosaica é cumprida em Jesus Cristo (Mateus 5:17), e que os cristãos não estão mais sob a Antiga Aliança (Lucas 22:20; Romanos 6:14; 2 Coríntios 3: 3– 6; Gl 3: 24-25; Hb 8: 6, 13; Hb 10: 17-18, 29). As restrições do Antigo Testamento relativas às leis dietéticas (Marcos 7:19; Atos 10: 9-16) e a observância do sábado (Col. 2:16) não são vinculativas para os crentes na era da igreja. Insistir que eles são, e que os cristãos devem observá-los, constitui legalismo.

O apóstolo Paulo declara esse princípio claramente em Colossenses 2: 16–17:

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

Apesar do claro ensinamento do Novo Testamento em contrário, os Adventistas do Sétimo Dia insistem tanto na observância do sábado (adoração no sábado) quanto na manutenção de certas leis dietéticas.

Em relação ao sábado, a crença fundamental nº 20 declara:

O quarto mandamento da imutável Lei de Deus requer a observância desse Sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e prática de Jesus, o Senhor do Sábado. (Fonte on-line)

Por sua vez, Ellen G. White ensinou que no fim dos tempos, aqueles que se reunirem no domingo, em vez de no sábado, receberão a marca da besta e, portanto, não poderão ser salvos. Como uma publicação da IASD explica, o sábado “está no próprio fundamento da adoração divina”, e “a Bíblia revela que a observância do domingo como uma instituição cristã teve sua origem no ‘mistério da iniquidade’ (2 Tess. 2: 7). ) ”(Adventistas do Sétimo Dia acreditam…, 249, 260). Mas isso é contrário ao padrão de reunião do Novo Testamento no primeiro dia da semana, o dia em que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos (Mt 28: 1; At 20: 7; 1Co 16: 1-2 ; Ap 1:10).

Em relação às leis dietéticas, a Crença Fundamental # 22 afirma: “Juntamente com exercícios e descanso adequados, devemos adotar a dieta mais saudável possível e abster-nos dos alimentos impuros identificados nas Escrituras” (Fonte on-line). A declaração continua a citar Levítico 11 como parte de seu apoio bíblico para este distintivo doutrinário. É por isso que os adventistas do sétimo dia são em grande parte vegetarianos.

Mas uma insistência nos dias de sábado e leis dietéticas cheira ao mesmo tipo de legalismo que caracterizava os falsos mestres no período do Novo Testamento (cf. Col. 2: 8-19; 1Tm 4: 3-5). Os judaizantes da mesma forma insistiram que os cristãos observam certos aspectos externos da Lei mosaica (Atos 15: 1, 5; Gálatas 2: 2-9). A resposta de Paulo a tais legalistas é afirmada diretamente em Gálatas 1: 8–9:

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

Essas são palavras fortes. Mas elas não são minhas. Elas são a avaliação das Escrituras de qualquer grupo que acrescentasse obras legalistas ao evangelho da graça.

VEJA A TEOLOGIA IASD COM GRANDE CUIDADO

Deve-se notar que os Adventistas do Sétimo Dia defendem uma série de outras distinções teológicas não ortodoxos (como o sono da alma [26], a aniquilação dos ímpios [crenças fundamentais] e (pelo menos historicamente) a insistência que eles são a única igreja verdadeira).

Entretanto, as principais questões que separam os adventistas do sétimo dia do cristianismo bíblico são (1) sua visão não ortodoxa da obra de expiação de Cristo; (2) sua exaltação ilegítima das profecias de Ellen G. White; e (3) sua insistência legalista de que os crentes são obrigados a observar o Shabat e as leis dietéticas Mosaica.

Todas essas três questões tocam doutrinas fundamentais da fé cristã. É por essa razão que os evangélicos deveriam encarar a teologia adventista com grande cautela. Após o exame, suas diferentes doutrinários ficam aquém da ortodoxia bíblica.

Para mais informações sobre este tópico, veja 10 perguntas sobre o adventismo.

https://www.tms.edu/blog/evaluating-seventh-day-adventism/

Por Nathan Busenitz

Nathan Busenitz é o reitor do corpo docente e professor associado de teologia no The Master’s Seminary. Ele também é um dos pastores da Cornerstone, um grupo de comunhão da Grace Community Church.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s