Jerry Walls – Amor e Predestinação de Deus

Depois de considerar a soberania e a liberdade humana, estamos agora em posição de entender o coração da teologia de Wesley e quão profundamente difere do calvinismo. Eu reitero que a diferença não é que Calvino acreditava na soberania divina, predestinação, eleição, mas Wesley não. Não, Wesley afirmou entusiasticamente todas aquelas grandes doutrinas bíblicas, simplesmente não da maneira como Calvino as entendia.

Aqui está um argumento que desenvolvi para colocar o coração da diferença em foco. Eu chamo-lhe o “enigma calvinista”. É um argumento lógico simples que tem uma conclusão que a maioria dos cristãos ortodoxos rejeita. Agora, se o argumento é válido, se a conclusão realmente segue das premissas, então para rejeitar a conclusão, você tem que rejeitar uma ou mais das premissas, a menos que você simplesmente queira abandonar a consistência lógica. Aqui está o argumento.

1 – Deus ama verdadeiramente todas as pessoas.

2 – Realmente amar alguém é desejar seu bem-estar e promover sua verdadeira prosperidade tanto quanto você puder.

3 – O bem-estar e a verdadeira prosperidade de todas as pessoas deve ser encontrada em um relacionamento correto com Deus, um relacionamento salvífico no qual nós o amamos e obedecemos.

4 – Deus poderia determinar todas as pessoas livremente para aceitar um relacionamento correto consigo mesmo e ser salvo.

5 – Portanto, todos serão salvos.

Agora, a grande maioria dos calvinistas não é universalista, isto é, eles não acreditam que todos serão salvos. De fato, muitos calvinistas acreditam que Deus elegeu apenas uma pequena minoria para a salvação. Assim, eles rejeitam a conclusão do argumento.

Mas aqui está a questão. Qual das quatro premissas anteriores pode ser rejeitada se a conclusão for rejeitada? Para Wesleyanos, a resposta é direta. Eles rejeitarão a premissa 4, porque não acreditam que podemos ser verdadeiramente livres se Deus determinar todas as nossas escolhas, incluindo a escolha de aceitar a Cristo. Mas o que um calvinista pode fazer? Se a liberdade e o determinismo são compatíveis, como afirmam os calvinistas, então parece que o 4 é verdadeira. Além disso, é difícil ver como qualquer cristão ortodoxo poderia rejeitar a premissa 3. Assim, o calvinista deve rejeitar 2 ou 1.

Agora, alguns calvinistas entendem claramente a lógica de sua posição e não se esquivam dessa implicação. O teólogo calvinista clássico Arthur W. Pink é um bom exemplo. Eis o que ele escreveu: “quando dizemos que Deus é soberano no exercício do Seu amor, queremos dizer que Ele ama quem Ele escolhe. Deus não ama a todos. ”Note: A soberania de Deus significa que ele pode amar quem ele quiser, mas entregar aqueles que ele não ama à condenação eterna. Cabe à escolha soberana de Deus quem ele ama e quem ele não ama.

Considere outro exemplo de um representante calvinista contemporâneo, John Piper. Em uma passagem bastante comovente, Piper relatou o fato de que ele orou por seus filhos na esperança de que eles se juntassem a ele na fé e no serviço cristão. Piper terminou seu ensaio com essas palavras.

“Mas eu não sou ignorante de que Deus não escolheu meus filhos para seus filhos. E embora eu pense que daria a minha vida pela salvação deles, se eles estivessem perdidos para mim, eu não iria atacar o todo-poderoso. Ele é Deus Eu sou apenas um homem. O oleiro tem direitos absolutos sobre o barro. O meu é se curvar diante de seu caráter irrepreensível e acreditar que o Juiz de toda a terra sempre fará o que é certo ”.

É muito revelador que o título do ensaio de Piper aqui citado seja “Como um Deus Soberano Ama?” No entanto, como Wesley iria ver, ele tem a questão exatamente ao contrário. A pergunta que devemos fazer é: “como um Deus de amor perfeito expressaria sua soberania?”

Em seu ensaio “Predestination Calmly Considered”, Wesley toca no ponto crucial de que interpretaremos erroneamente a doutrina da predestinação se a enquadrarmos principalmente em termos da soberania de Deus, à parte de seus outros atributos. “Para as Escrituras, em nenhum lugar fala-se deste único atributo, separado do resto. Muito menos em qualquer lugar fala da soberania de Deus como única disposição dos estados eternos dos homens. ”No mesmo ensaio, Wesley ressaltou o fato de que nossa teologia sairá dos trilhos se não mantivermos em mente que a própria natureza de Deus é amor.

“Não está escrito: ‘Deus é justiça’ ou ‘Deus é verdade’. [Embora ele seja justo e verdadeiro em todos os seus caminhos.] Mas está escrito: ‘Deus é amor’, amor em abstrato, sem limites; e “não há fim de sua bondade”. Seu amor se estende até mesmo àqueles que não o amam nem temem. Ele é bom até para o mau e o ingrato; sim, sem qualquer exceção ou limitação, a todos os filhos dos homens. Pois “o Senhor é amoroso (ou bom) a todos os homens, e a sua misericórdia está sobre todas as suas obras”.

Agora, acho que estamos em posição de ver claramente o coração da diferença entre a teologia wesleyana e a teologia calvinista. A diferença fundamental está em como entendemos o caráter e o amor de Deus. Para os Wesleyanos, o fato de que a própria natureza de Deus é amor significa que ele realmente ama todas as pessoas e deseja a sua salvação. Ele faz tudo o que pode para salvar todas as pessoas, sem anular sua liberdade. Para o calvinista, ao contrário, o amor é uma escolha soberana, o que significa que ele dá sua graça a alguns, mas não a outros. Ele soberanamente escolhe salvar alguns entre a massa de pecadores caídos, mas deixa o resto em sua condição caída, desse modo os entregando à condenação eterna.

Dado o fato de que para o calvinista, liberdade e determinismo são compatíveis, Deus poderia determinar todas as pessoas livremente que respondam a sua graça e sejam salvas. Mas em sua escolha soberana, ele escolhe não fazê-lo. De fato, alguns calvinistas até mesmo questionam a premissa 4 acima, mas por razões que nada têm a ver com liberdade. Eles argumentam que Deus poderia salvar todas as pessoas no que diz respeito à liberdade (já que na visão deles a liberdade e o determinismo são compatíveis). No entanto, Deus deve condenar algumas pessoas ao mostrar sua ira para que toda a sua glória seja exposta.

Novamente, a diferença entre a teologia wesleyana e a teologia calvinista dificilmente poderia ser mais profunda neste ponto. A ideia de que Deus pode precisar condenar muitas pessoas, mesmo que elas pudessem ser salvas com a liberdade intacta (como os calvinistas entendem a liberdade) está totalmente em desacordo com a imagem bíblica de Deus, que nos amou enquanto ainda éramos pecadores, e deu seu Filho para nossa salvação. Como os wesleyanos veem, o amor extraordinário de Deus, demonstrado plenamente em Cristo, e oferecido livre e verdadeiramente a todas as pessoas, exibe sua glória com mais clareza. Deus não precisa que ninguém seja condenado para sua glória ser plenamente demonstrada. Aqueles que estão perdidos são inteiramente perdidos por sua livre escolha por rejeitar o amor e a graça gloriosa de Deus.

Os wesleyanos e calvinistas discordam radicalmente, então, do caráter de Deus e de como sua glória é exibida. Esta é a questão que precisamos manter em foco enquanto discutimos e debatemos as doutrinas bíblicas vitais de soberania, predestinação e eleição. Para obter mais detalhes sobre todas essas questões, explore o livro do Dr. Jerry Walls, em coautoria com Joseph R. Dongell, “Por que não sou um calvinista”.

O Dr. Walls também examina esse tópico em sua série do YouTube em seis partes: O que está errado com o calvinismo ”. Uma palestra completa sobre o mesmo título também está disponível no YouTube aqui.

https://www.worldmethodist.org/wesleyan-accent/jerry-walls-gods-love-predestination/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s