Jerry Walls –  A Soberania de Deus

A soberania de Deus é uma verdade de importância vital que os wesleyanos precisam desesperadamente recuperar. Isto não é somente porque é crucial para entender o drama bíblico, mas também porque muitos wesleyanos tendem a negligenciá-la porque os calvinistas frequentemente dão a impressão de que é uma de suas doutrinas distintas. Mas a soberania de Deus não é uma doutrina calvinista, é uma doutrina bíblica, e ninguém que queira ser fiel às Escrituras pode se dar ao luxo de ignorar ou minimizar essa grande verdade.

Então, o que é a soberania de Deus? Simplificando, é a verdade que Deus está no controle, que ele tem poder supremo. É a verdade que ele é o Senhor do Universo e de todos e tudo o que ele contém. A soberania de Deus nem sempre é atraente porque está em desacordo com a ilusão popular de que estamos no controle. É um conceito humano comum pensar que nossas vidas são nossas, que os seres humanos estão conduzindo o espetáculo e respondem a ninguém acima deles mesmos.

Há uma grande história no livro de Daniel do Antigo Testamento que ilustra esse conceito humano e mostra como a soberania de Deus destruiu a ilusão. O rei Nabucodonosor era um bom rei que alcançara um poder e sucesso impressionantes. Uma noite, porém, ele teve um sonho perturbador e pediu a Daniel para interpretá-lo. Quando ele fez, Daniel previu que Deus iria punir o rei por seu orgulho, a fim de ensinar-lo quem está verdadeiramente no controle. No curso da interpretação, Daniel descreveu o rei da seguinte forma: “Você se  tornou grande e poderoso. Sua grandeza aumentou e alcança o céu, e sua soberania até os confins da terra. ”

Observe a última linha: a soberania de Nabucodonosor chegou até os confins da Terra. Se algum homem tivesse razão para pensar que estava no controle, era Nabucodonosor. Daniel, porém, advertiu-o de que seu orgulho levaria à sua queda e instou-o a se arrepender e expiar seus pecados. Aparentemente ele ouviu a curto prazo, mas sua memória foi curta, pois um ano depois, nos é dito que Nabucodonosor estava andando no telhado de seu palácio, admirando seu reino, e ficou um pouco impressionado consigo mesmo. “Esta não é a magnífica Babilônia, que construí como cidadela real por meu grande poder e por minha gloriosa majestade? ”

Neste ponto da história, Deus agiu de maneira bastante dramática para levar a verdade a Nabucodonosor. Enquanto suas palavras jactanciosas ainda estavam em sua boca, uma voz veio do céu pronunciando o julgamento de que ele perderia seu reino e seria submetido a agir como um animal. Ele comeria grama com os bois, seu cabelo iria crescer tanto quanto penas de águia e suas unhas, assim como garras de pássaros. Por que isso aconteceu? Então Nabucodonosor aprenderia quem está realmente no controle.

E aprenda com ele. Depois de um período de “sete tempos”, Nabucodonosor recuperou a razão, e ele saiu desta experiência com uma compreensão muito melhor da realidade. Aqui estão suas palavras de Daniel 4: 34-35.

Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Observe o que Nabucodonosor aprendeu de seu tempo comendo grama. Primeiro, Deus é o Altíssimo que vive para sempre. O homem, ao contrário, é um ser finito cuja duração da vida não depende dele ou de seu poder. Para variar o silogismo clássico que todos os estudantes de lógica básica aprendem: Todos os homens são mortais. Nabucodonosor é um homem. Portanto, Nabucodonosor é mortal. Mas Deus vive para sempre e nós devemos nossa existência a ele.

Segundo, a “soberania” de Nabucodonosor, mesmo que se estenda até os confins da terra, é apenas uma coisa temporária. De fato, no próximo capítulo de Daniel, vemos que o filho de Nabucodonosor, Belsazar, não aprendeu com o exemplo de seu pai, e seu reino foi perdido e dado aos Medos e Persas. Reinos se erguem e reinos caem, e o reino dos Medos e Persas também cairá, seguido por outro, e assim por diante.

Em contraste, a soberania de Deus é eterna e seu reino perdura de geração em geração. Quaisquer que sejam os reis da “soberania”, como Nabucodonosor, são circunscritos pela soberania de Deus, que é o Senhor de toda a história e está elaborando seus propósitos eternos para a sua criação. Deus tem poder supremo, e nada e ninguém pode “deter a sua mão” quando ele decide agir.

Agora, aqui está um bom lugar para destacar a diferença entre a visão calvinista da soberania de Deus e a visão Wesleyana. De acordo com o calvinismo clássico, a soberania de Deus significa que ele determina literalmente tudo o que acontece no sentido de que ele especificamente faz com que tudo aconteça exatamente como acontece.

Isso pode soar como uma coisa muito piedosa a ser dita e, a princípio, pode parecer glorificar a Deus. Mas, em uma inspeção mais detalhada, tem implicações muito preocupantes. Nessa visão, Deus fez com que Nabucodonosor se orgulhasse, fez com que ele se vangloriasse e depois causou sua queda, assim como seu subsequente arrependimento. Esta é uma visão preocupante, porque significa que Deus realmente causou seu pecado, assim como seu castigo.

O Wesleyano discorda fortemente. Na visão wesleyana, Deus não fez com que Nabucodonosor ficasse orgulhoso. Em vez disso, ele se tornou assim por suas próprias escolhas livres, assumindo um orgulho indevido em suas realizações. Deus então o puniu para fazê-lo perceber a verdade a fim de levá-lo ao arrependimento. Quando ele reconheceu a verdade sobre Deus, ele foi restaurado ao seu reino.

Assim, novamente, a teologia wesleyana afirma uma visão forte da soberania de Deus. Deus está no controle, e nossas escolhas livres são circunscritas por sua vontade soberana. Isso não significa que Deus faz nossas escolhas, mas estabelece os limites dentro dos quais nossas escolhas livres são feitas. E Deus está sempre livre para demonstrar seu controle soberano se esquecermos que ele é Deus e nós não somos.

Fonte: https://www.worldmethodist.org/wesleyan-accent/jerry-walls-sovereignty-study/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s