Evidência do Batismo no Espírito Santo

A Constituição do Conselho Geral das Assembleias de Deus lista dezesseis verdades fundamentais. O sétimo princípio da fé dá a definição bíblica do batismo no Espírito Santo, e o oitavo define a evidência escriturística dessa experiência. Afirma-se: “O batismo dos crentes no Espírito Santo é testemunhado pelo sinal físico inicial de falar em outras línguas, conforme o Espírito de Deus lhes concede a expressar (Atos 2: 4). O falar em línguas neste caso é o mesmo em essência, como o dom de línguas (1 Coríntios 12: 4-10, 28), mas diferente em propósito e uso.

A doutrina das línguas como a evidência física inicial de receber o Espírito Santo sofreu um ataque cada vez mais pesado nos últimos anos, mas está plenamente fundamentada na Palavra de Deus. A doutrina pode ser anulada de duas maneiras: (1) simplesmente negando-a, ou (2) fazendo das línguas o foco principal, fazendo com que algumas pessoas procurem línguas em vez de Deus.

O batismo no Espírito Santo é o dom gracioso de Deus, administrado por nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 3:11; Atos 1: 5). Seu principal objetivo, embora não apenas, é capacitar os crentes com poder sobrenatural para serem testemunhas de nosso Senhor para todo o mundo (Atos 1: 8).

Falar em outras línguas é falar línguas nunca aprendidas, pela milagrosa capacitação do Espírito Santo. ‘Evidência física inicial’ é o termo usado para descrever o primeiro sinal exterior do enchimento do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é manifestado de um modo físico, quando a voz física do crente cheio do Espírito é usada. É inicial em que isso vem imediatamente com o enchimento. Não há uma única sentença declarativa na Bíblia que declare que todo aquele que é batizado no Espírito Santo falará em outras línguas. No entanto, como na doutrina da Trindade, a Escritura nos dá o equivalente a tal afirmação.

Mesmo se tivéssemos apenas Atos 1 e 2, poderíamos conhecer a doutrina, pois ali temos a definição do batismo no Espírito. Jesus disse: “Sereis batizados com o Espírito Santo, não muitos dias depois” (Atos 1: 5) [ênfase minha]. A definição bíblica desse batismo é: “E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2: 4) [ênfase minha]. Inspirado pelo Espírito Santo, Lucas pretendia claramente definir o que Jesus prometeu.

Vemos que o batismo no Espírito e o primeiro enchimento com o Espírito são idênticos.

Ninguém que não tenha sido batizado no Espírito pode reivindicar, com apoio bíblico, ser cheio do Espírito. Em seguida, vemos que a sentença tem um predicado composto. Não podemos separar o “estar cheio” do “falar em línguas” sem fazer tanta violência gramatical quanto teológica à Palavra de Deus. Todos os que estavam cheios falaram. Não ousamos redefinir o que a Palavra definiu claramente.

Temos mais uma prova clara da doutrina à medida que prosseguimos em At 2. Enquanto a multidão se reunia, os crentes continuavam falando em outras línguas, relatando as maravilhosas obras de Deus (v. 11). Alguns espectadores perguntaram: “Como nós ouvimos cada homem em nossa própria língua, em que nascemos … O que significa isso?” (Atos 2: 8-12). A palavra isso é crucial aqui. Os versos 12 e 13 deixam claro que eles estavam perguntando: “O que isso [falando em línguas] significa?” Isso os surpreendeu.

Pedro tomou sua terminologia e deu-lhes a resposta de Deus: “Isto [falando em línguas] é o que foi dito pelo profeta Joel” (Atos 2:16) [ênfase minha]. Pedro prosseguiu dizendo-lhes: “Jesus (…) derramou o que agora vê e ouve” (At 2: 32-33) [ênfase minha]. Assim, temos afirmações claras de que falar em línguas é o sinal de Deus do derramamento do Espírito Santo.

Também está claro que o derramamento evidenciado por esse falar continuará durante os últimos dias (Atos 2:17). Em seguida, encontramos claras declarações doutrinárias em Atos, capítulo 11. Depois que o Espírito Santo caiu sobre todos os gentios na casa de Cornélio (Atos 10: 44-46), Pedro teve que convencer os outros líderes judeus de que o que acontecera era de Deus.

Ele fez três declarações doutrinárias que fizeram os outros concordarem com ele.

  1. Primeiro ele disse: “Quando comecei a falar, o Espírito Santo caiu sobre eles, como em nós no princípio” (Atos 11:15) [ênfase minha]. Isso é teologia na história. Pedro e os outros judeus com ele puderam identificar a experiência dos gentios porque “eles os ouviram falar em línguas”, assim como eles, os crentes judeus, tinham falado no Pentecostes (v. 46). Nada menos do que isso os teria convencido.
  2. Em segundo lugar ele disse: “Então me lembrei da Palavra do Senhor … sereis batizados no Espírito Santo” (Atos 11:16) [ênfase minha]. Pedro identificou o que estava acontecendo quando foi batizado no Espírito quando os viu e os ouviu falando em línguas; imediatamente ele conectou-a à promessa de Jesus que todos os quatro Evangelhos registram.
  3. A terceira declaração teológica está em Atos 11:17: “Deus deu-lhes o dom, tal como ele fez conosco. “O termo significa” o mesmo; idêntico.”

Alguns têm erroneamente dito que Atos é apenas história e que não podemos estabelecer doutrina a partir dele. No entanto, essas declarações no livro interpretam os atos de Deus, e isso nos dá doutrina imutável! Atos é um livro histórico, mas também é rico em teologia, dando-nos a sã doutrina. Deus não nos disse por que Ele escolheu fazer falar em outras línguas como sinal do batismo no Espírito para a Era da Igreja.

 Sabemos, porém, que falar em línguas tem três propósitos principais:

  1. Como o sinal inicial do enchimento:
  2. Como uma ajuda contínua na vida devocional diária, trazendo edificação ao crente e glória a Deus (1Co 14: 2, 4, 14, 18); e
  3. Como um dom do ministério para o Espírito. Trazer edificação para a igreja reunida quando acompanhada do dom de interpretação de línguas (1 Co 12:10; 14: 5,27).

A doutrina deve ser formulada pela Palavra de Deus, nunca pela experiência humana. Tendo visto que essa doutrina em particular é claramente ensinada na Palavra, verificamos isso na experiência da Igreja do Novo Testamento.

Em cada instância do Novo Testamento, onde detalhes são dados, falar em línguas é registrado como o acompanhamento do batismo no Espírito. É o único fenômeno que ocorre a cada vez. Em três ocasiões, é explicitamente declarado que todos falaram em línguas: o dia de Pentecostes (Atos 2); o derramamento na casa de Cornélio (Atos 10); e o enchimento dos crentes em Éfeso (Atos 19). Quando um fenômeno específico ocorre toda vez que uma experiência bíblica é descrita, não podemos negar a relação integral do fenômeno com essa experiência.

Não é necessário que o registro de cada ocorrência do batismo no Espírito Santo inclua uma menção de línguas, quando a doutrina foi estabelecida em outro lugar. Sabemos que cada vez que as pessoas criam em Jesus, elas são batizadas na água porque Jesus assim ordenou e porque várias instâncias são registradas. No entanto, há muitos casos em que o batismo nas águas não é registrado, incluindo Atos 4: 4; 5:14 e 9:35. Da mesma forma, podemos ter certeza de que, cada vez que os crentes eram batizados no Espírito, eles falavam em línguas.

Nos dois casos em que detalhes não são dados, falar em línguas está claramente implícito. Em Samaria, Simão, um ex-feiticeiro, viu algo que o fez saber que o Espírito Santo havia sido dado (Atos 8: 17-19). Se a experiência dos samaritanos tivesse sido subjetiva na fé (ou em sentimentos), sem uma manifestação física externa, Simoão provavelmente nunca saberia que eles haviam recebido o Espírito. Falar em línguas é o único sinal que Simão poderia ter visto que não é descartado pela consideração (biblicamente) lógica de todas as possibilidades.

Em Atos 9 temos o relato da conversão de Saul e a declaração do Senhor de que ele seria cheio do Espírito (v.17). Nenhum detalhe é dado. No entanto, sabemos que Paulo começou a falar em línguas em algum momento (1 Coríntios 14:18); É biblicamente lógico dizer que ele começou a falar em línguas quando foi batizado no Espírito. Pela inspiração do Espírito Santo, ele expressou a vontade de Deus quando escreveu: “Quero que todos continuem a falar em línguas” (tradução literal de 1 Co 14: 5).

Embora o escopo deste artigo não permita a cobertura, há provas muito bem documentadas de que o que observamos como precedente bíblico foi continuado na prática ao longo da história da igreja. O maior crescimento da igreja ocorre quando essa doutrina é pregada e experimentada.

Os fiéis sinceros levantam algumas questões válidas sobre o assunto:

  1. Os pentecostais colocam muita ênfase nas línguas? Alguns. Se eles dão mais ênfase ao ato de falar em línguas do que ao fortalecimento pelo Espírito Santo para serem testemunhas, eles não são bíblicos.
  2. O falar em línguas em Atos é diferente do que em Coríntios? É o mesmo em essência, mas pode ser usado para diferentes propósitos, como o contexto revela.
  3. Falar em línguas é sempre uma “linguagem de oração”? Não. Quando falar em línguas é um sinal para o incrédulo (1Co 14:22) como era no Pentecostes (Atos 2: 4-12), não é necessariamente oração.
  4. As palavras de um crente falando em línguas sempre se dirigem a Deus? Não. Alguns interpretaram mal 1 Coríntios 14: 2 além do contexto. O resto do versículo diz: “ninguém entende”. Em outras palavras, quando ninguém, seja conhecendo uma linguagem, como no Pentecostes, ou pelo dom sobrenatural da interpretação, compreende o que está sendo falado, então é falado a Deus, pois somente ele entende. Algumas declarações em línguas são dirigidas a Deus pelo Espírito e serão, se interpretadas, uma oração ou uma expressão de agradecimento (1Co 14:16). Algumas são endereçados aos homens e, se interpretados, serão um aviso (14:21) ou uma mensagem de edificação para a igreja (14: 5-6). Línguas mais interpretação são equivalentes à profecia na edificação da igreja.
  5. Devem os crentes cheios do Espírito ajudar os outros a receberem o batismo no Espírito Santo? Dizendo-lhes para dizer certas coisas? Não. É muito perigoso tentar manipular as coisas de Deus. Esta prática é humanisticamente motivada. Devemos estar dispostos a esperar que Jesus faça o Seu trabalho. Aqueles que buscam podem ser encorajados a adorar, a se concentrar em Jesus e a render-se completamente a Ele.
  6. Não há alguns que realizaram grandes coisas para Deus que nunca falaram em línguas? De fato, sim. Eles são grandemente abençoados por Deus e são dedicados a ele. No entanto, não podemos basear a doutrina na experiência de ninguém. Há também algumas pessoas boas e morais que não são nascidas de novo, mas isso não nega a necessidade do novo nascimento. Devemos construir sobre a rocha sólida da Palavra de Deus.

Todos os cristãos verdadeiros têm o Espírito Santo (Rm 8: 9).

Eles nasceram do Espírito (João 3: 5-8), mas nem todos foram batizados no Espírito. Os discípulos receberam o Espírito Santo na noite da Ressurreição (João 20:22), mas Jesus disse a eles que o batismo no Espírito estava no futuro (Lucas 24; Atos 1: 5, 8).

O Espírito Santo batiza crentes em Cristo (1 Coríntios 12:13; Gl 3:17). Então Jesus os batizou no Espírito Santo (Mt 3:11; Atos 1: 5). Estes não podem se referir à mesma experiência, já que o Agente Divino e o elemento no qual o crente é batizado são distintamente diferentes em cada um.

Em Samaria, os crentes foram salvos e batizados na água, mas ainda não haviam sido batizados no Espírito Santo (Atos 8). Em Éfeso, Paulo perguntou aos crentes: “Vocês receberam o Espírito Santo desde que creram” (Atos 19: 2). Uma tradução literal do grego é “tendo crido, vocês receberam o Espírito Santo?” Esta seria uma pergunta absurda se todos os crentes são batizados no Espírito Santo. Depois que Paulo explicou a vontade de Deus para eles, eles receberam o batismo no Espírito com a evidência ordenada por Deus (19: 6).

Em conclusão, a doutrina de falar em línguas como a evidência física inicial do batismo no Espírito Santo é claramente ensinada nas Escrituras. É verificado tanto na experiência do Novo Testamento como na história da igreja subsequente. Jesus é o Batizador, e Ele quer dar este dom maravilhoso para todos.

No último debate sobre falar em línguas na Bíblia, temos uma advertência e uma admoestação. A advertência é: “Não proíba falar em línguas” (1 Coríntios 14:39). Há muitas maneiras de proibir além de uma ordem para não falar. Falhar em ensinar a doutrina é indiretamente proibitivo. Observações desdenhosas sobre as línguas podem significar proibir. Restrições não-escriturais durante o culto na igreja podem resultar em proibições reais. É perigoso proibir o que Deus, o Espírito Santo, deseja dar.

A admoestação positiva é: “Todas as coisas sejam feitas com decência e ordem” (1 Co 14:40). As “todas as coisas” incluem falar em línguas. Se isso não está sendo feito, a igreja está fora de ordem. Estamos em sólido terreno escriturístico.

Vamos pregar e ensinar fervorosamente essa importante doutrina.

(Originalmente publicado no Sunday School Counselor, abril de 1989, pela Gospel Publishing House, Springfield, Missouri. Republicado com permissão para a Network 211, 2005.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s