Uma vez salvo, sempre salvo? Talvez não

Por Craig Keener

Existem diferentes definições de uma vez salvo-sempre-salvo, e neste post estou desafiando apenas uma versão. O objetivo não é deixar os cristãos apreensivos sobre a sua salvação; escritores bíblicos asseguram aos cristãos que estão perseverando que eles perseverarão (Fp 1: 5-7; Hb 6: 9-10). O ponto é reconhecer que a apostasia é possível e que isso acontece às vezes.

Se você é cristão há muito tempo, provavelmente conhece alguns que começaram com você na fé e que, desde então, se afastaram. Conheço muitos que eram colegas zelosos que não afirmam mais ser cristão; alguns, na verdade, afirmam ser outra coisa.

Calvinistas e arminianos podem discordar sobre se uma pessoa foi provisoriamente convertida ou não, mas ambos concordam que somente aqueles que perseverarem até o fim serão salvos. Um calvinista diria que alguém que se afasta não foi genuinamente convertido para começar (cf. João 6:64; 1 João 2:19) – isto é, do ponto de vista da salvação final, que Deus já conhece. Um arminiano diria que, do ponto de vista da experiência humana, que é o que podemos saber, a pessoa foi provisoriamente convertida, mas apostatou e, assim, não foi salva. Mas ambos concordam que uma pessoa que se afasta da fé em Cristo e nunca retorna não é salva. Ambas as perspectivas têm suporte bíblico, uma do ponto de vista da presciência de Deus e a outra do ponto de vista da experiência humana.

Mas “uma vez salvo, sempre salvo”, como é comumente ensinado em muitas igrejas, não é nem calvinismo nem arminianismo. Muitos ensinam uma versão barata de “Uma vez salvo, sempre salvo”, em que qualquer um que professa conversão permanece em Cristo, não importa o que aconteça. Digamos que eles se tornem ateístas teologicamente, um assassino moralmente, ou mesmo simplesmente um viciado espiritual que não pensa em Deus há anos. Eles ainda são contados como crentes em Cristo? (Porque esta esperança distorcida parece florescer particularmente em algumas igrejas Batistas, devo notar, para que você não pense que estou batendo em Batistas, que eu sou um ministro batista, apesar de carismático evangélico.)

Vários textos advertem que uma pessoa só será salva se perseverar. Cristo te reconciliou para te apresentar a Deus, adverte Paulo, “se perseverardes na fé” (Cl 1:23). Deus cortou ramos incrédulos e enxertou você, mas se você não continuar em sua bondade, você também pode ser cortado (Rm 11:22). (Paulo fala aqui de gentios individuais, não de gentios como um todo, já que no contexto ele não acreditava que todo indivíduo judeu havia sido cortado.) As cartas para as sete igrejas em Apocalipse 2—3 repetidamente oferecem promessas àquele que vencer, condicionando a recompensa a perseverança. Deve-se guardar o que se tem, para que ninguém tome a sua coroa (Ap 3:11), presumivelmente a coroa da vida (2:10); aqueles crentes que vencerem não serão apagados do livro da vida (3: 5).

Jesus advertiu alguns que “creram” nele que se tornariam seus discípulos e conheceriam a verdade se continuassem em seu ensino (João 8: 30-32); eles não o fizeram (8:59). No evangelho de João, a fé salvadora é a fé que persevera, não a fé de um momento fugaz. Jesus adverte seus próprios discípulos para continuarem nele; se alguém não o fizesse, seria lançado fora e finalmente queimado (15: 5). (O fogo era uma imagem judaica familiar para o Gehenna, usada também em outros lugares nos Evangelhos.)

Uma ampla gama de textos adverte que uma pessoa se perderia se ele não perseverar. Porque os cristãos da Galácia estavam tentando se acertar com Deus, mantendo a lei, Paulo advertiu que eles tinham sido cortados de Cristo e haviam caído da graça (Gl 5: 4); Paulo estava trabalhando novamente até que Cristo fosse formado neles novamente (4:19). Paulo mesmo se disciplinou para garantir que ele não falhasse no teste (1 Coríntios 9:27), mas advertiu os coríntios a verificarem se não tinham caído (2 Co 13: 5). Algumas dessas referências poderiam ser formas hiperbólicas e dramáticas de advertir seus ouvintes de que estavam prestes a perder algo que ainda não haviam perdido (cf. 2 Coríntios 5:20; 6: 1, 17-18). No entanto, eles mantêm a terrível possibilidade da apostasia.

Isso é especialmente enfatizado em Hebreus. A punição por desviar-se do caminho da salvação agora é mais dura do que sob a lei (Hb 2: 1-4). Aqueles que se afastaram de Deus no tempo de Moisés nunca entraram no descanso de Deus; quanto mais isso seria verdade para aqueles que agora, endurecidos pelo pecado, pararam de crer em Jesus Cristo (3: 7-15; 4: 1, 11)!

Hebreus 6 adverte particularmente de forma explicita que aqueles que uma vez foram convertidos poderiam apostatar. Ser “iluminado” (6: 4) refere-se à conversão (10:32); “Provar” o dom celestial e a era futura (6: 4-5) refere-se a experimentá-lo (o mesmo termo grego se aplica a Jesus experimentando a morte em 2: 9); ser feito “participante” ou “participar” do Espírito (6: 4) também se refere aos crentes genuínos (cf. o mesmo termo grego em 3: 1, 14). Mas se essa pessoa “cair ”(6: 6; a linguagem aparece na versão grega do Antigo Testamento para se desviar de Deus, eg, Ezequiel 18:24; cf. diferentes palavras em Marcos 4:17), eles não podem se arrepender novamente porque eles estão crucificando a Jesus novamente e publicamente envergonhando-o; eles serão queimados (Hb 6: 8).

Porque Cristo é o único sacrifício verdadeiro pelos pecados (10: 1-21), aqueles que pecam por continua resistindo a ele, não têm nada a não ser um julgamento aterrorizante (10: 26-31). Aqueles que se afastam da fé enfrentam a destruição (10:39). Não se deve ser como Esaú, que não teve uma segunda chance (12: 16-17). Se aqueles que rejeitaram a mensagem de Deus no Sinai foram julgados (12: 18-21), quanto maior é o julgamento por rejeitar o novo pacto (12: 22-29).

Algumas das advertências em Hebreus soam como se aqueles que caem não possam ser restaurados; no entanto, muitos de nós conhecemos algumas pessoas que se afastaram e ainda foram restauradas. Isso é explicado de várias maneiras possíveis (por exemplo, que a experiência anterior de conversão deles era incompleta ou que a apostasia deles era incompleta), mas também é possível que Hebreus esteja simplesmente advertindo que não há outro caminho para a salvação. Se deixarmos Cristo à procura de algo além dele, não o encontraremos. Tiago 5: 19-20 soa como se, deixando o caminho de Cristo, alguém que se afastasse dele, devolvesse a essa pessoa à salvação e o perdão.

Hebreus repetidamente exorta sua audiência a manter firme nossa confiança em Cristo (Hb 3: 6, 14; 4:14; 10:23); não devemos abandonar nossa confiança (10:35), que tem a recompensa da vida eterna (10: 34-39). Nós nos tornamos a habitação de Cristo, herdeiros do mundo futuro, declara o autor, se continuarmos a crermos nele (3: 6, 14; 6: 11-12); se falharmos em perseverar, enfrentaremos o julgamento (2: 2-3; 4: 1; 8: 9; 10:26, 38; 12:25).

Para perseverar na fé, devemos continuar a confiar em Cristo (Heb 3 : 19; 4: 2; 10: 35–11: 1, sobre o tema da fé em Hebreus, consulte http://www.craigkeener.com/faith-the-assurance-of-things-hoped-for-%E2 % 80% 94-hebraicas-111 /); apóiam-se uns aos outros na fé (3:13; 10: 23-26); e amadurecer mais no entendimento bíblico (5: 11-6: 12). Da mesma forma, 2 Pedro aconselha várias virtudes que manterão um crescimento e evitarão a apostasia e assim perdendo o reino eterno do Senhor (2Pe 1: 5-11).

Muitas crenças hoje são populares porque apelam para a nossa fraqueza e não porque são bíblicas. Tais crenças incluem justificativas espirituais para o materialismo, isenções teológicas do sofrimento na tribulação e até mesmo justificativas para não compartilhar nossa fé com os outros. A ideia de que alguém que professa a conversão compartilhará a vida eterna, mesmo que não perseverarem como crentes em Cristo é outra crença consoladora – e perigosamente falsa.

Para algumas pessoas com menos autoconfiança (algumas vezes incluindo eu mesmo), essas advertências são enervantes. Mas as advertências bíblicas são qualificadas para aqueles que já demonstraram perseverança e a seriedade de sua fé (Fp 1: 6-7; Hb 6: 9-10). (Ainda assim, até mesmo essa certeza poderia ser acompanhada de exortação para perseverar, Hb 6: 11-12.) É importante lembrar que a perseverança não depende de termos força infinita; é o próprio poder de Deus que nos preserva através de nossa fé (1 Ped 1: 5), e ninguém pode nos arrancar de sua mão (Jo 10:29) .

Se o excesso de confiança em nós mesmos é um erro, assim é a falta de confiança em quem nos atraiu para si para começar. Nosso batismo serve como um lembrete útil de que passamos de um reino para outro; nós não perecemos longe de Cristo porque algum pensamento ruim vem à nossa mente ou falhamos em um teste espiritual. O último equívoco é provavelmente uma receita para a ansiedade compulsiva obsessiva espiritual! Cair se refere a alguém que não está mais seguindo a Cristo, não a alguém que é simplesmente imperfeito em sua maturidade ou discipulado.

Os avisos são, em vez disso, para aqueles tentados a imaginar que somos salvos por um único ato de oração ou lavagem física, e não por Cristo, que tratam a salvação apenas como um escape de incêndio barato em vez de resgatar de ser alienado de Deus. É o ato de Deus na morte e ressurreição de seu Filho que nos salva, desde que aceitemos seu dom, ou seja, acreditemos nessa boa notícia. Seu dom é a vida eterna em sua presença, uma vida eterna que começa quando realmente cremos – acolhemos uma nova vida em Cristo.

 

Fonte: http://www.craigkeener.com/once-saved-always-saved-maybe-not/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s