A salvação pode ser perdida?

 

Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 10:22,23

Neste post eu quero olhar para algumas das diferentes visões sobre a possibilidade de perder a salvação. Antes de olhar para cada aspecto, é importante fazer duas perguntas:

1) Como a Salvação é “obtida”? Por obras, por fé ou por decreto?

2) Como a Salvação é “mantida”? Por obra, fé ou por decreto?

Vou propor 5 visões, que surgem a maneira como respondemos a essas duas perguntas.

Visão # 1) A salvação é obtida pelas obras, é mantida pelas obras. Resultado final: a salvação pode ser facilmente perdida.

Essa visão diz que a salvação depende do que fazemos. Se fizermos o bem suficiente e evitarmos o mal o suficiente, então Deus nos dá uma passagem para o céu. Esta visão é popular entre católicos nominais e protestantes. Também é popular entre alguns grupos heterodoxos como o LDS.

O principal problema com essa visão é que ela torna desnecessária a morte de Jesus. Se pudermos fazer por conta própria, por que ele precisou morrer? E uma preocupação prática com essa visão é que nunca se sabe quanto obra fazer para obter a salvação. Como resultado, não há segurança. O suporte bíblico para essa visão é essencialmente zero.

Visão # 2) A salvação é obtida pela fé em Jesus, é mantida por boas obras. Resultado final: a salvação pode ser facilmente perdida.

Alguém pode se tornar um verdadeiro cristão, mas se ele pecar uma vez ele perde sua salvação e deve se arrepender novamente para recuperá-lo. É preciso estar em um “estado de graça” para chegar ao céu. Ensaboar, enxaguar, repita. Essa visão é comum entre os católicos e também alguns arminianos.

O problema com esta visão é que não há segurança para o crente. Um pecado acidental pode fazer com que você perca sua salvação. Em suas formas mais extremas, essa visão também leva a uma visão de “obras” para ganhar a salvação. Ele imagina um Deus tipo “Papai Noel”, que está fazendo uma lista e checando duas vezes. Essa visão nos deixa abertos ao engano do inimigo que está ansioso para nos convencer de que não estamos mais salvos. Também pode realmente encorajar o pecado. Basta confessar depois do fato e você é bom para ir de novo (Romanos 6: 1-2)

Visão # 3) A salvação é obtida pela fé em Jesus, é mantida pela fé em Jesus. Resultado final: a salvação não pode ser “perdida”, mas pode ser perdida.

Desse ponto de vista, perder a salvação é uma possibilidade, mas ela só acontece por uma escolha deliberada e não acontece por acaso. Deve ocorrer a apostasia. Esta é a opinião de muitos arminianos.

Problemas: essa visão deve ser reconciliada com passagens que parecem implicar que a salvação não pode ser perdida (como João 10:28). E como a visão nº 2, ela também nos deixa potencialmente abertos ao engano do inimigo que está ansioso para nos convencer de que perdemos a fé e cometemos o pecado imperdoável.

Visão # 4) A salvação é obtida pela fé em Jesus, é mantida pelo decreto de Deus. Resultado final: a salvação não pode ser perdida depois que cremos.

Nessa visão, devemos crer para sermos salvos, mas uma vez quando cremos somos “selados” por Deus, e não há mais a possibilidade de que a salvação possa ser perdida. Essa visão é popular entre alguns arminianos, Batistas do Sul e alguns grupos de outros grupos, como a Calvary Chapel.

A força dessa visão é que o crente tem plena segurança e segurança em Cristo. A fraqueza é que ela exclui as muitas passagens de advertência nas escrituras. Também pode resultar em crentes pensando que eles têm licença para pecar.

Veja # 5) A salvação é obtida por decreto de Deus, é mantido por decreto de Deus. Resultado líquido: a salvação não pode ser perdida.

A fé em Jesus é um resultado inevitável dos decretos eternos de Deus. Não vem de nada no crente. Aqueles por quem Jesus morreu serão certamente salvos. Essa visão é frequentemente chamada de “monergismo” e é popular entre os calvinistas.

Problemas com este ponto de vista: Primeiro, ele tem as mesmas fraquezas da visão # 4 (desconta as passagens de advertência, dá uma licença para pecar). Em segundo lugar, nega garantia. Aqueles a quem Deus decreta certamente serão salvos, mas ninguém sabe o que Deus decretou. Essa visão pode nos levar a duvidar do bom caráter de Deus e pode facilmente levar a uma atitude fatalista.

Obras, fé e decreto

É importante notar que, embora haja pelo menos cinco visões sobre a possibilidade de perder a salvação, existem apenas três visões sobre como a salvação que nos é dada por Deus e apenas três visões sobre como a salvação é mantida. Em cada caso, é pelas obras, pela fé em Jesus ou por decreto incondicional.

A distinção entre arminiano  – Todos concordamos com a questão # 1: A salvação é dada por Deus através da fé em Jesus.

Para os arminianos, todos nós concordamos que a salvação vem através da fé em Jesus, no entanto, há discordância sobre como a salvação é mantida. Muitas vezes tem sido assumido pelos calvinistas (e outros) que todos os arminianos acreditam que a salvação pode ser facilmente perdida. Este é um mal-entendido infeliz. O coração do arminianismo é que a salvação ocorre pela fé em Jesus. No entanto, há diversidade na segunda pergunta: como a salvação é mantida? Como resultado, das 5 visões descritas, os arminianos podem logicamente ver os números 2, 3 e 4. Foi minha observação que alguns cristãos (os Batistas do Sul em particular) não querem ser rotulados de arminianos porque eles discordam fortemente da visão # 2. Esta aversão ao rótulo arminiano é desnecessária. Pode-se manter a visão número 4 e ainda ser arminiano. A questão fundamental para os arminianos é que a salvação é genuinamente oferecida por Deus a todos, e os meios que ele ordenou para sermos salvos é através da nossa fé em Jesus Cristo. Meu ponto aqui não é que essa questão de perder a salvação não seja importante ou irrelevante para os arminianos. É claramente muito importante, mas há desacordo sobre a questão por causa da maneira como respondemos a segunda pergunta, não a primeira. Como arminianos, precisamos permitir espaço para diferenças de opinião sobre o assunto, e precisamos ensinar aos outros que nem todos os arminianos mantém a segunda visão #2 ou mesmo a visão #3. Conclusão: Existem várias posições biblicamente razoáveis ​​que podem ser tomadas sobre este assunto. E para ser justo, nenhuma das opiniões é sem dificuldade. Não importa qual seja o nosso entendimento, mostremos amor aos crentes que discordam de nós.

https://wesleyanarminian.wordpress.com/2008/07/22/can-salvation-be-lost/#comments

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s