Como pode a glória de Deus ser diminuída no calvinismo?

O calvinista John Mac Arthur, em seu artigo, Por que todo calvinista deve ser pré-milenista, escreve:

É impossível entender completamente o ensino bíblico sobre o fim dos tempos, além de entender o futuro de Israel, o futuro dos judeus étnicos no plano de Deus. E se você não aceitar Israel, então sua escatologia é confusa e você não pode ser abençoado e você não pode dar a Deus a glória apropriada e você não pode ter uma esperança completa sobre o que está à frente, assim Sua glória será diminuída, sua alegria e bênçãos diminuiu também (ênfase minha).

Fiquei com a impressão de que no calvinismo tudo traz glória a Deus. Ele controla irresistivelmente todas as coisas de acordo com Seu decreto eterno e secreto para o propósito final de maximizar Sua própria glória. Até mesmo seu decreto para reprovar a maior parte da humanidade é para trazer a si mesmo a máxima glória. Os pecados que Ele faz com que as pessoas cometam de acordo com Seu decreto eterno e secreto são para a Sua glória. Tudo é causado por Ele, a fim de trazer-lhe a glória suprema. Como então alguém pode diminuir Sua glória se as pressuposições do Calvinismo são verdadeiras? E como MacArthur explicaria o fato de que aquele que supostamente diminui a glória de Deus o fez porque Deus o fez fazê-lo de acordo com um decreto eternamente secreto, irresistível e imutável?

Então Deus faz com que algumas pessoas diminuam sua glória e tudo isso para trazer mais glória a si mesmo? Talvez seja algo semelhante como Deus, irresistivelmente, cria os “vasos” com o propósito de contender com o Oleiro e faz os “vasos” que contender com o Oleiro em Rom. 9:19, 20, e depois os repreende por contender com o Oleiro. Mas se diminuir a glória de Deus realmente lhe traz mais glória, então por que MacArthur está preocupado que as pessoas diminuam a glória de Deus? Ele não estaria então diminuindo a glória de Deus ao conseguir que aqueles que estão diminuindo a glória de Deus da glória final de Deus parem de diminuir a glória de Deus da glória final de Deus? Mas o ato de MacArthur de diminuir a glória de Deus, impedindo as pessoas de diminuir a glória de Deus da glória final de Deus, também traria a glória final a Deus. Esse material é realmente confuso. Talvez eu tenha acabado de entender mal o calvinismo. Sinta-se à vontade para me esclarecer na seção de comentários, se for esse o caso.

Na verdade, concordo com MacArthur de que podemos diminuir a glória de Deus. Eu acho que a Bíblia é clara nesse ponto. Eu simplesmente não vejo como alguém pode se agarrar a tal verdade à luz das maiores pressuposições subjacentes do Calvinismo. É por esta razão que eu acho o Calvinismo um sistema impossível de se viver praticamente ou mesmo descrever em linguagem normal. Eu estou constantemente lendo declarações como essa por calvinistas que simplesmente não parecem inteligíveis à luz do pressuposto calvinista.

 

Fonte:https://arminianperspectives.wordpress.com/2010/02/03/how-can-gods-glory-be-diminished-in-calvinism/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s