QUAL É A VERDADE SOBRE ELLEN WHITE?

Por mais que me lembre, Ellen G. White (EGW) foi o núcleo da identidade adventista que amamos odiar. Quando criança, eu soube que ela era a profetisa de Deus para a sua igreja remanescente, mas meus professores da Bíblia na escola ensinaram que não a chamássemos de profeta em público.
“Ela se chamou de” Mensageiro “,” fui ensinado. “Irmã White disse que seu trabalho envolveu” muito mais do que a palavra “profeta” significa “(Review and Herald, 26 de julho de 1906).
Os mórmons reivindicaram um profeta; Os adventistas não. Tivemos o cuidado de proteger a Irmã White ao não se referir publicamente a ela como uma “profetisa”; aqueles que não eram nosso povo podiam classificá-la como outros profetas que, nas próprias palavras da irmã White, eram “uma censura à causa de Cristo” (Ibid.).
Eu aprendi cedo que precisávamos da Irmã White, que ela era o verdadeiro profeta que Deus enviou para preparar o caminho para a segunda vinda de Jesus, e que ela nos deu informações privilegiadas sobre a Bíblia que nos protegeria do espiritualismo, da marca do besta e do câncer e de paixões sensuais.
Ao mesmo tempo, eu aprendi a escondê-la de pessoas de fora. Eles precisavam ouvir a lógica de nossas doutrinas antes de serem informados de que um profeta moldara nossas crenças e interpretou a Bíblia para nós. Como um colega de uma academia adventista disse-me um dia em uma discussão sobre amigos não adventistas: “Eu me pergunto o que eles diriam se eu lhes dissesse:” Você sabia que nós temos um profeta? ”
Quando vi que o evangelho do Senhor Jesus contradizia o “plano de salvação” adventista e a terrível incerteza do juízo investigativo, tive que lidar com Ellen White. Talvez não seja profeta depois de tudo. Talvez Deus a usasse como uma ferramenta disposta em um momento de decepção quando a igreja precisava de direção. Um professor de ética em uma universidade adventista articulou esse entendimento quando disse a Richard e a mim: “Eu não acredito que Deus literalmente sussurrou essas coisas em seu ouvido!”
Eu julgava que eu poderia pensar nela como uma comentarista sincera (mas não necessariamente inspirada) cujas descrições pitorescas do céu, por exemplo, podem estar corretas. Eu poderia honrá-la por ser parte da minha herança.
Então eu li as palavras de EGW da Review and Herald, 1850-11-01, onde ela disse que a primeira previsão de William Miller de que Jesus viria em 1843 era a mensagem que Deus queria que o mundo ouvisse. Na verdade, ele colocou a sua mão “e escondeu um erro em algumas figuras, para que ninguém pudesse vê-lo, até que sua mão fosse removida”. Em outras palavras, Deus deliberadamente induziu os indignos Milleristas para que eles se preparassem para o próxima data: 1844.
Foi quando eu soube que não conseguia ter Ellen White como uma profeta. Eu tive que chamá-la de falsa profetisa. Ninguém que acusa Deus de enganar, mentir ou iludir as pessoas é o Seu mensageiro em qualquer sentido. Além disso, as pessoas que retiveram os ensinamentos de um falso profeta estão predispostas a adotar novos ensinamentos falsos porque não estão fundamentados na verdade.

Comentário do Editor da Revista

http://www.lifeassuranceministries.org/…/…/1/editorial1.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s