GRAÇA PREVENIENTE – UMA PERSPECTIVA WESLEYANA

Leo G. Cox PH.D*

O ponto comum sobre o qual nós, como teólogos evangélicos, estamos é importante e a discussão na área de nossas concordâncias é de grande valor. Embora concordemos que a Palavra de Deus é incontestavelmente verdadeira, nossas mentes falíveis frequentemente pegam caminhos divergentes em suas tentativas de entender isso. A comunhão cristã, então, baseia-se mais no amor e na compreensão do que em uma completa concordância em todas as doutrinas.

A discussão ocasional de algumas de nossas diferenças também é útil na medida em que recebemos uma melhor compreensão mútua. Para conhecer e apreciar a visão de outro, mesmo quando não concordamos com isso, construímos amor e comunhão cristã no Espírito. É por esta razão que este documento sobre graça preveniente foi preparado. Espera-se que este esforço tornará mais compreensível uma das ênfases distintas nos círculos wesleyanos.

1. A graça preveniente é graça comum ou universal. John Wesley usou a palavra “preventiva”, que em seu tempo significava “vir antes”. Essa graça que precede a salvação é dada para todos os homens. Wesley escreveu:

Todas as bênçãos que Deus concedeu ao homem são somente de sua graça, recompensa ou favor; seu favor livre e imerecido; favor completamente imerecido; O homem que não merece a menor das suas misericórdias. É a graça livre que “formou o homem do pó da terra e soprou nele uma alma viva” e estampou na alma a imagem de Deus e “colocou todas as coisas sob seus pés”. Esta mesma graça livre se estende para nos até esse dia, vida, folego e todas as coisas. Não há nada que nos somos ou temos ou fazemos que mereça a menor dadiva das mãos de Deus. “Todas as nossas obras, tu, ó Deus! tem trabalhado em nós “. Estes, portanto, são alguns exemplos da livre misericórdia: e qualquer que seja a justiça encontrada no homem, isso também é dom de Deus. 1

A graça preveniente é revelada no cuidado providencial de Deus com todas as suas criaturas. Paulo reconheceu isso quando disse: “porque nele vivemos e nos movemos e existimos” (Atos 17:28). A queda do homem no pecado teria acabado com a graça providencial de Deus para ele se não houvesse o plano gracioso da redenção. Agora, para o homem caído, essa graça continua a fluir para cumprir o propósito divino da redenção. Existe continuidade entre a graça providencial para todos e a graça que conduz à salvação.

Para Wesley, a própria existência da raça dependia da graça de Deus. Se a pena do pecado de Adão fosse aplicada sem piedade, Adão teria morrido e a raça pereceria com ele. Assim, a própria vida física e todas as bênçãos resultantes disso são um resultado direto dessa graça. A graça de Deus esta em cada homem, não no sentido de nascer nele, mas é “infundida” nele. Os pagãos, em certa medida, recebem um conhecimento de Deus e uma consciência que testemunha o certo e o errado. Wesley escreveu que “o primeiro movimento do bem é de cima, bem como o poder que  conduz isso para o fim”. É Deus quem “infunde todo bom desejo” e que o acompanha e o segue. 2 Assim, um homem pode ser de espírito compassivo e benevolente, ser cortês, gentil, amável, fazer boas ações e até mesmo frequentar à igreja. Todos esses bons resultados provém da graça preveniente.

Esta graça contém todas as qualificações atribuídas à graça comum pelos Reformadores. Dr. Eugene Osterhaven em seu excelente artigo sobre “Graça comum” descreve o funcionamento geral da graça de uma maneira muito semelhante à compreensão wesleyana da graça preveniente. A graça comum de acordo com este artigo “restringe o pecado para que a ordem seja mantida, e a cultura e a justiça sejam promovidas”. Deus faz isso restringindo o pecado na vida dos indivíduos e da sociedade. “Deus, por Sua providência, restringe a perversidade de nossa natureza de desenvolver isso em atos externos”. Dr. Osterhaven observa ainda que a graça comum permite que o homem faça algo de bom. Deus não abandonou completamente a humanidade, mas continua a demonstrar abundante evidência de sua compaixão. O homem é capaz de fazer o bem de alguma forma por causa da providência geral e benção de Deus em relação a todos os homens. 3

Embora os ensinamentos da graça comum e da graça preveniente tenham muito em comum, a diferença essencial é vista no ponto em que a graça comum e a graça especial são entendidas pelos calvinistas como essencialmente diferentes. O Wesleyano ensina que a graça preveniente leva a graça salvífica, prepara para isso, capacita uma pessoa a recebê-la. A diferença entre as duas para os Wesleyanos estaria em grau e não em tipo.

2. É ministrada através do Espírito Santo. Muitas vezes, a graça é vista como o favor imerecido de Deus, o que de fato é. Mas essa graça também é vista como um poder de Deus operante na vida dos homens. Por esta razão, existe uma estreita relação entre a obra do Espírito Santo e a graça de Deus.

Um livro recente intitulado With the Holy Spirit and With Fire (Com o Espírito Santo e com fogo), de Samuel M. Shoemaker destaca muito claramente este aspecto da graça. Dr. Shoemaker escreve:

Penso nisso como o centro movel de toda a atividade de Deus no mundo. Ele é o Inspirador de todas as verdades: filosóficas, científicas, práticas e espirituais. Ele é o Criador de toda a beleza, seja canalizado através de instrumentos dignos ou indignos. . . . Ele é o Autor de toda a verdade em todos os lugares – é Dele o conhecer e Dele o dispensar. Ele está em toda obra de misericórdia em toda vida boa e gentil, em toda reconciliação entre pessoas ou grupos separados, em cada alivio do espírito das pessoas sobrecarregadas e sofridas. Em todo o bem que os homens parecem fazer, encontraremos uma Mão invisível trabalhando, motivando e dando graça para realizá-lo. Nos homens mais sombrios e perversos, qualquer centelha de bondade que exista, para enternecê-lo, é o Espírito Santo. Ele é mais penetrante do que o éter. Ele é Deus em Seus aspectos mais amplos, mais engenhosos e mais remotos. Ele é Deus em seus aspectos mais minuciosos e íntimos. Ele é Deus no agir em nós e está acessível para nós. Em Sua própria maneira gentil, Ele está tomando a iniciativa conosco.4

Se concordarmos com o Sr. Shoemaker em todas as suas declarações ou não, suas ideias são instrutivas. Ao invés de considerar que o bem encontrado no homem, à parte da salvação, é uma bondade deixada pela queda do homem, o Arminianismo Wesleyano sempre ensinou que Deus restaurou sobrenaturalmente a todos os homens uma medida de Seu Espírito através da graça que flui do Calvário. Dr. L. M. Starkey em seu estudo sobre teologia wesleyana enfatiza o fato de que     Wesley identificou a graça de Deus com o poder do Espírito Santo na vida humana. 5 Qualquer bem encontrado em um governo ou em qualquer pessoa seria resultado da presença do Espírito Santo de Deus. Como Ele é o Espírito da verdade, então qualquer verdade que vem à humanidade, mesmo que seja diferente do cristianismo, é resultado do Espírito Santo. De fato, algum conhecimento de Deus é estampado nas mentes dos homens pelo Espírito Santo. A própria existência da lei natural e sua aplicação, mesmo pelos homens ímpios, não podem ser separadas da obra do Espírito de Deus. Assim, um grau de graça é ministrado a todos os homens pelo Espírito Santo se eles têm as Escrituras ou não.

3. Isso leva à salvação. Embora Wesleyanos possa admitir que tudo o que é reivindicado para a graça comum, também pode ser reivindicado para graça preveniente, ainda assim eles consideram que o propósito principal da graça preveniente não é restringir o pecado e dar bons desejos e bênçãos ao homem; Essa graça é dada para levar os homens ao arrependimento e à salvação. O principal propósito de Deus em permitir que a raça humana exista é levar os homens à salvação. Wesley escreveu:

Por permitir que todas as almas dos homens estejam mortas no pecado por natureza, isso não desculpa ninguém visto que não há nenhum homem que esteja no estado de mera natureza; não há tal homem a menos que ele tenha extinguido o Espírito, Isso é totalmente sem a graça de Deus. Nenhum homem vivo é inteiramente destituído do vulgarmente chamado consciência natural. Mas isso não é natural: é mais propriamente nomeado, graça preveniente. Todo homem tem uma medida maior ou menor disso, a qual não espera pelo chamado do homem. Todo mundo tem desejos antes ou depois; embora a maior parte do homem os sufoque antes de poderem criar raízes profundas ou produzir qualquer fruto considerável. Todo mundo tem alguma medida daquela luz, algum raio se esvanecendo e lampejando que, mais cedo ou mais tarde, mais ou menos, ilumina todos os homens que entram no mundo. E a todos, a menos que ele haja um pequeno número cuja consciência é cauterizada com ferro quente, sente-se mais ou menos desconfortável quando age de maneira contrária à luz de sua própria consciência. Assim para que nenhum homem peque porque não tem graça, mas porque não usa a graça que ele tem. 6

Wesley não teve dificuldade em descrever a queda dos homens em termos muito sombrio. A queda corrompeu a natureza humana e tornou o homem totalmente desprovido de qualquer uma glória moral com a qual ele foi criado. Por natureza, o homem está completamente caído. O pecado original envolveu o homem na culpa e o expôs à ira de Deus. A ira de Deus está sobre a raça humana por causa do pecado de Adão. Por natureza, todos são filhos da ira. Mas enquanto Wesley viu esse lado negro e sombrio no homem, ele também viu essa graça preveniente dada a todos os homens e anulando a penalidade pela culpa herdada de Adão.

Por causa da graça de Deus, nenhum homem será punido pelo pecado de Adão. Todo homem recebe um novo começo através da graça. John Fletcher insistiu que, com esse dom livre para todos os homens, Deus concedeu perdão incondicional pela culpa original. Eldon Fuhrman afirma que, por meio dessa compreensão da justificação de todos os homens pela graça de Deus, Wesley admitiu a excessiva pecaminosidade do pecado original com a plena penalidade por um lado e, por outro lado, exaltou a obra expiatória de Cristo. “Isso o absolveu da fraqueza dos Semi-Pelagianos, que negou toda a força da penalidade, além de salvá-lo das conclusões extremas a qual como representante federal de Adão tinha sido atribuída”. 7 Com o aumento desse benefício da graça preveniente existe a doutrina de que todos as crianças que morrem na infância são redimidos através da graça livre de Deus e de todas as outras pessoas que são incapazes de escolha.

A salvação começa com a graça preveniente e continua até a glorificação final. Wesley escreveu:

A salvação começa com o que geralmente é chamado (e muito corretamente) graça preveniente: incluindo o primeiro desejo de agradar a Deus, o primeiro alvorecer da luz sobre Sua vontade e a primeira convicção momentânea de ter pecado contra Ele. Tudo isso implica alguma inclinação para a vida; algum grau de salvação; o início de uma libertação de um coração cego e insensível, bastante insensível a Deus e às coisas de Deus. A salvação continua com a graça convencedora, geralmente na Escritura denominada arrependimento: o que traz uma maior medida de autoconhecimento e uma maior libertação do coração da pedra. Depois experimentamos a própria salvação cristã; pela qual “através da graça” nós somos “salvos pela fé”; consistindo desses grandes ramos, justificação e santificação.8

Assim, a salvação do homem depende da resposta do homem pela graça preveniente a graça salvífica de Deus.

4. Fornece responsabilidade pessoal. Embora algumas pessoas afirmem que Wesleyanos são semelhante à Semi-Pelagianos, não se pode acusar justamente John Wesley de cair nesta categoria. Como afirmado, ele retratou a queda do homem em termos muito sombrios. Por natureza, o homem não tem nada que seja bom. Na verdade, ele é completamente incapaz de fazer uma boa escolha de qualquer tipo através da natureza. Ele é livre, mas livre apenas para fazer o mal e seguir no caminho do pecado. Da natureza, ele não recebe nenhum impulso de bondade dentro de si. Não há bons desejos por nascimento. Ele é totalmente depravado e totalmente incapaz.

Contudo, contra essa imagem sombria, Wesley colocou a graça preveniente fluindo para a vida de cada pessoa. É o poder do Espírito Santo de Deus que eleva o indivíduo acima do que recebeu por nascimento e cria nele um começo de vida que levará a uma vida melhor se ele assim  responder. Nesse sentido, cada pessoa tem um grau de vida divina não herdada no nascimento.

Na realidade, a verdadeira liberdade do homem vem pela graça. À parte da graça preveniente, o homem não teria liberdade, exceto a liberdade de fazer o mal. Não haveria poder em si mesmo para escolher o bem ou mesmo para conhecer o bem. A graça preveniente fornece tanto o estimulo para buscar o bem, o conhecimento do bem e até o poder de escolher o bem.

É por esta razão que se pode atribuir ao homem o poder de fazer sua própria escolha em relação à salvação. O próprio poder para fazer essa escolha vem da graça de Deus. Com o poder de escolher a salvação vem também a oferta da graça salvadora. Mas o homem ainda é capaz de rejeitar a salvação que lhe foi oferecida. A graça outorgada não é irresistível. O homem pode reagir em relação a esta graça favoravelmente, siga-a e seja salvo ou ele pode rejeitá-la, se afastar dela e encontrar-se cada vez mais escolhendo o mal da sua própria natureza. Assim, um homem peca deliberadamente em rejeitar a graça que lhe foi dada, ou ele pode viver obedecendo à graça dada.

Wesley não atribuiu ao homem um poder natural para fazer escolhas, nem ele ensinou que a escolha da salvação de um indivíduo era suficiente para Deus. O homem tem inabilidade total mais a graça livre de Deus. Ele faz uma escolha através da graça que Deus lhe deu. A capacidade de escolher é uma habilidade graciosa.

Com este passo dado a ele, o homem pode cooperar com Deus. Wesley define a frase “sem mim, vocês não podem fazer nada” ao lado das palavras “Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece” (Filipenses 2:12, 13). Então ele proclama: “Aqui o encanto é dissolvido! A luz invade, e as sombras fogem”. Deus uniu esses dois, que nenhum homem os coloque separado.9 Wesley descreve a reação do homem a esta graça como segue:

Por isso, podemos. . . inferir a necessidade absoluta dessa reação da alma (seja como ela for chamada) com a finalidade da continuação da vida divina nele contida. Para isso simplesmente aparecer, Deus não continua a agir sobre a alma, a menos que a alma reaja a Deus. Ele nos antecipa com as suas bênçãos. Ele primeiro nos ama e se manifesta a nós. Enquanto ainda estamos longe, ele nos chama para si e brilha em nossos corações. Mas se não o amamos, quem primeiro nos amou; se não ouvirmos a Sua voz; se desviamos nossos olhos dele e não observamos a luz que ele derrama sobre nós; seu Espírito nem sempre se esforçará: ele gradualmente se retirará e nos deixará na escuridão de nossos próprios corações. Ele não continuará a respirar em nossa alma, a menos que nossa alma respire para ele novamente; a menos que nosso amor, oração e ação de graças retornem a ele, um sacrifício com que ele se agrada .”10

Aqui está uma forma de sinergismo entendida no meio de um monergismo. Inicialmente, Deus trabalha e, depois que Seu trabalho começa, então é possível que o homem coopere com Ele.

5. Conserva a sola gratia e a sola fide. A maneira como a sola gratia é preservada agora pode ser vista. Uma vez que o homem não pode fazer nada sobre sua própria salvação, mesmo no sentido de responder a ela, exceto pela graça inicialmente dada por Deus, então sua própria reação a essa graça é da graça. Embora a graça não seja a causa de sua reação correta, certamente é o meio pelo qual ele reage a Deus e se rende para uma maior graça. Quando a salvação final é obtida, uma pessoa pode olhar para trás e dizer: “É um graça que me trouxe para casa”. Essa graça descarta toda ideia de qualquer mérito humano por qualquer ato que o homem tenha realizado até mesmo seu ato de livre escolha em acreditar na salvação. Todo o mérito é através da graça de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor. Nesse sentido, é apenas por graça que um homem é salvo.

Ao mesmo tempo, a ideia da sola fide é preservada. Graça Preveniente realmente dá mais espaço à sola fide do que pode ser encontrado nos decretos eternos. Wesley não conseguia entender por que seus amigos calvinistas o acusavam de não ensinar “apenas pela fé”. Isso o incomodou consideravelmente até que um dia algo veio a sua mente. Ele expressou isso dessa maneira:

Eu estava em perplexidade quando um pensamento de repente veio sobre minha mente, o que resolveu o assunto de uma vez. Esta é a chave: aqueles que mantêm que todos são absolutamente predestinados para a salvação ou a condenação “não percebem nenhum meio termo entre salvação por obras e salvação pelos decretos absolutos”. Segue-se que todo aquele que nega a salvação por decretos absolutos, ao fazê-lo (de acordo com sua percepção) afirma a salvação por obras.

E aqui eu realmente acredito que eles estão certos. Por mais adverso que eu já tenha pensado, depois de alguma consideração, eu admitirei aqui, não pode haver, nenhum meio termo. Ou a salvação é por decreto absoluto, ou é (no sentido bíblico) pelas obras 11

Wesley continuou a declarar que nem pode ser por fé, “o decreto incondicional exclui tanto a fé quanto a obra”. Se a salvação é pelo decreto de Deus, não pode ser pela fé como condição para a salvação. Os Wesleyanos creem que a graça preveniente permite que uma pessoa se arrependa e creia, e uma vez que um homem pode rejeitar ou aceitar mais graça, sua salvação depende da fé em Cristo, não de um decreto eterno, e essa fé é uma atividade do homem.

Em conclusão então, a graça preveniente não só restringe o pecado nos homens, mas conduz todos os homens para um ponto de salvação. Ele pode, por esse meio, escolher mais graça levando à salvação, ou ele pode rejeitar a graça. Assim, a salvação  é ” por meio da fé “, e todo o plano é o dom de Deus.

*Marion College, Marion, Indiana.

  1. The Works of John Wesley, authorized edition published by the Wesleyan Conference, London, 1872 ( 14 vols.; photo offset edition; Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1958). V. 7.
  2. Ibid., VI, 509.
  3. M. Eugene Osterhaven, “Common Grace,” Basic Christian Doctrines, Carl F. H. Henry, ed., New York: Holt, Rinehart and Winston, publishers, 1962, pp. 171-177.
  4. Samuel M. Shoemaker, With the Holy Spirit and With Fire, New York: Harper and Brothers, publishers, 1960, p. 45.
  5. Lycurgus M. Starkey, Jr., The Work of the Holy Spirit, New York: Abingdon Press, 1963, P. 63.
  6. Wesley, op. cit., VI, 512.
  7. Eldon R. Fuhrman, “The Wesleyan Doctrine of Grace,” The Word and Doctrine,” Kenneth E. Geiger, ed., Kansas City: Beacon Hill Press, publisher, 1965, pp. 143—444
  8. Wesley, op cit., VI, 509.
  9. Ibid., X, 478.
  10. Ibid., V, 233.
  11. Ibid., Xl, pp. 493-494.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s