A Visão Reformada da Regeneração versus a Teologia Wesleyana da Graça Preveniente.

Ben Witherington

Recentemente um cristão da Indonésia que me escreveu com perguntas sobre a fé, de vez em quando me pergunta sobre a teologia reformada da regeneração. Basicamente, é assim: você não pode ter fé ou responder ao Evangelho, a menos que Deus já o tenha regenerado para que você possa fazê-lo, e você não será regenerado a menos que Deus o tenha escolhido para estar em primeiro Lugar. Caso contrário, você é um sem esperança. Está tudo nas mãos de Deus.

Agora, há uma variedade de problemas sérios com toda essa abordagem teológica para a salvação, não menos importante: 1) a regeneração está associada ao que acontece no novo nascimento, na conversão no NT, e não o que acontece antes disso. Na verdade, irei até dizer que não há um único versículo no NT que apoie a noção de que você deve ser regenerado antes de receber o novo nascimento pela graça através da fé; 2) toda essa abordagem assume uma teologia não bíblica da graça, a saber, que a graça sempre e em todos os lugares é irresistível. Atua como um ímã em um carregamento de ferro – “resistência é inútil”; 3) também assume que Deus tem arranjado que todo esse acordo fosse planejado e predestinado antecipadamente, e se você não estiver entre os eleitos, bem … Você está sem sorte; 4) há, além disso, outro conceito mais amplo que acompanha o chamado dos “eleitos invisíveis” entre a massa de ouvintes da igreja. A ideia é que outros não podem saber quem está entre os eleitos, embora os eleitos possam ter garantia em seus corações da salvação. A coisa peculiar sobre isso é que Paulo está certo de que ele pode dizer a diferença entre os salvos e os perdidos ao seu público. Na verdade, ele fala sobre alguns que tiveram fé cristã e depois fizeram naufrágio na sua fé salvífica. Você não pode fazer naufrágio de algo que você nunca teve.

A visão reformada argumenta que, uma vez que não podemos saber de forma onisciente quem é salvo e perdido (já antecipadamente), devemos proclamar o Evangelho a todos, e assumir carinhosamente que, em nosso meio, há potenciais crentes, a menos que e até que demonstrem o contrário. Mas, em qualquer caso, precisamos manter essa noção de um remanescente justo fora do corpo da congregação.

Os problemas com toda essa noção de um eleito invisível ligado à noção bíblica de um remanescente justo são: 1) não existe um conceito no NT de um grupo invisível de eleitos dentro da congregação. A linguagem da eleição é usada para Cristo, ou para TODOS os que estão sendo direcionado o escrito do NT, digamos 1 Pedro ou 1 Corinthians; 2) o remanescente justo é identificado por Paulo em Rom. 9-11 como todos sendo visíveis e vulneráveis ​​à perseguição. Os que são separados do povo de Deus (o não-remanescente) também são muito visíveis, e Paulo sugere que eles só podem ser temporariamente separados do corpo dos crentes e podem ser enxertados de volta, assim como aqueles que estão atualmente “em” são exortados ​​em Rom. 11 que Deus pode cortá-los do remanescente em um instante. Alguns dos perdidos serão salvos posteriormente, e vice-versa é também possível. Você deve seguir a história até o fim, quando Cristo retorna.

Mas tanto para um exercício esclarecedor de aprofundamento. Conheçamos a noção bíblica da graça e, mais particularmente, a graça preveniente. Como uma proposição ampla, tanto Calvino como Wesley concordaram que a graça e a misericórdia de Deus são sobre todas as suas obras. A diferença é que o que Calvino chamou de graça comum foi uma espécie de influência restritiva sobre os não eleitos e ainda uma benção sobre os não eleitos, mas de modo algum permitiu que uma pessoa respondesse ao Evangelho. Alguns até chamaram essa “graça condenatória”, pois não ajudou a salvar o indivíduo em questão.

Pelo contrário, Wesley disse, isso é uma graça pre-veniente, não uma teologia não-bíblica de regeneração que permite que uma pessoa responda com fé ao chamado evangélico, e essa graça está disponível para todos. Vejamos um texto específico a este respeito – 2 Tim. 1. 9-10. Vamos considerar vários versículos, primeiro voltando para os vs. 1.9-10.

Nos vs. 9-10 Paulo diz: “Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus antes que as eras começassem, mas agora foi revelado através da aparição de nosso Salvador Jesus…” Note quando esta graça salvadora foi dada pela primeira vez antes dos tempos. Na verdade, antes que a humanidade começasse, e fosse entregue, ou possivelmente através de Cristo (o grego poderia ser lido de qualquer maneira).

A única graça que Paulo conhece é uma graça que vem e tem a ver com a obra salvadora de Cristo, revelada pessoalmente na Encarnação. É isso aí. Não há graça “comum” na Bíblia, se por isso se quer dizer uma espécie de graça de classe B que não tem nada a ver com a salvação do indivíduo ou grupo em questão.

Observe a diferença entre a oferta desta graça e sua revelação em Cristo. Toda graça deve ser encontrada em Jesus e revelada como tal em e por Ele. Claro que há uma razão para isso – há apenas um Salvador. “Deus ama tanto o mundo inteiro, que enviou seu Filho … para não condenar o mundo, mas para que tenha vida eterna”. Em outras palavras, o plano divino era abrangente. Era o desejo de Deus que ninguém estivesse perdido.

E, claro, a provisão que ele fez para a salvação inclui uma morte expiatória de Jesus pelos pecados de todo o mundo. Jesus não veio ao mundo para confirmar os eleitos e suas eleições. Ele veio para salvar os pecadores (1 Tim. 1.15), o que naturalmente inclui todos nós. 1 Tim. 2.3-5 é suficientemente claro – Deus enviou seu Filho Jesus porque “ele deseja que todos sejam salvos e conheçam a verdade” e, para esse fim, Cristo se entregou como um “resgate por todos”, e não apenas alguns. Não é Deus quem limita quem recebe os benefícios da expiação, somos nós, em nossa resposta a Cristo.

De volta à graça pre-veniente. Esta teologia floresce a partir de textos como o que mencionamos e a forma como é percebido o processo de salvação é exatamente como é descrito no NT. Sim, de fato, a graça de Deus, administrada pelo Espírito, deve funcionar em uma pessoa levando-os a responder ao Evangelho. Nenhum teólogo Wesleyano responsável sugeriria que é uma questão de “todos nós termos livre arbítrio”. Na verdade. Sem graça, ninguém responde a Deus, pois estamos todos na escravidão do pecado e da escuridão.

A Bíblia é clara, no entanto a graça preveniente não é a regeneração, é a graça pre-veniente, a graça que permite a resposta ao Evangelho. Isso pode ser distinguido (embora não dividido), graça salvadora ou convertedora. A pessoa em quem o Espírito trabalha é perfeitamente capaz de sufocar ou extinguir a obra do Espírito em suas vidas. Na verdade, mesmo os cristãos podem fazer isso, como Paulo deixa claro em 1 Tess. 5.19. A graça de Deus, ao mesmo tempo nos esmagando, e às vezes fortalecendo, é, no entanto, resistível o tempo todo.

A graça de Deus não é como um poderoso chefão – que faz uma oferta que você não pode recusar. Não, a graça de Deus é, naturalmente, uma expressão do amor de Deus, e o fundamental coisa que precisa se dizer sobre o amor é que deve ser livremente dado e livremente recebido, ou não é amor. Se pode ser predeterminado, é algo inferior ou diferente do amor. Você não pode forçar alguém a amar você. Você não pode predeterminar alguém a lhe amar. Se Deus fizesse isso, violaria a própria natureza de seu amor, o qual, como eu disse, é livremente dado e livremente recebido. Na verdade, violaria a própria natureza de Deus, que é dito ser amor em 1 João.

Agora, por que Deus, um Deus todo poderoso, operaria dessa maneira, e não da forma que Agostinho ou Calvino pensavam? Obviamente, Deus poderia ter pré-programado tudo, e então poderia ter relaxado e ver tudo acontecer exatamente como planejado. A verdadeira razão pela qual Deus não fez isso é porque queria ter um relacionamento PESSOAL com aqueles criados a sua imagem, um relacionamento AMOROSO com eles. Ele queria estabelecer uma aliança em que o âmago da questão fosse livremente voluntário, adorando a Deus com todo o coração e ao próximo como a si mesmo. Concedido, não poderia ser feito por pessoas caídas sem a graça de Deus, habilitando tais respostas, mas a graça de Deus é verdadeiramente poderosa. Ele pode, de fato, renovar o coração humano, a vontade humana, a mente humana.

Jonathan Edwards, em alguns dos mais profundos embates com a questão da liberdade já escrita (em seu livro Freedom of the Will), chegou à conclusão de que a predestinação absoluta era consistente com a noção de liberdade humana, se e somente se por “ liberdade” significa não se sentir compelido a fazer algo . A ideia é que alguém age de acordo com a sua natureza, não podendo fazer de outra forma, mas, como é “natural”, não é como nadar rio acima contra a maré. Não se sente compelido a fazê-lo.

O problema com essa visão da liberdade é, que não é uma ideia bíblica de liberdade. A liberdade significa o poder da escolha contrária. A liberdade significa a capacidade de responder positivamente ou negativamente ao chamado Evangelho. E quando Paulo contorna para falar sobre liberdade, afirma em Romanos 8.1. Aqui está o que ele diz “o princípio dominante do Espírito da vida libertou você da lei do pecado e da morte”. Agora, se você foi libertado pela graça de Deus e pelo seu Espírito, você é livre de fato (o que é, naturalmente, por que há tantos alertas no NT para os cristãos nascidos de novo contra o pecado e a apostasia – porque eles realmente têm a liberdade de fazer tais coisas).

O ponto aqui sobre a graça preveniente, é que ela restaura a liberdade o suficiente aos seres humanos para que eles possam escolher, responder positivamente ao Evangelho. Se não o fizerem, certamente não é culpa de Deus ou da graça. É culpa sua.

Podemos gastar o tempo passando por todos os textos sobre novo nascimento / conversão / nova criatura e mostrar que estes são os textos que falam de regeneração que acontece coincidindo com a justificação pela graça através da fé, não antes dela. Mas essa é uma história para outro dia. Aqui deixei me ser claro – o que está em questão aqui é: 1) o caráter de Deus; E 2) a natureza de sua graça e amor. É graça gratuita e amor gratuito… Ou é outra coisa?

Sem dúvida, Deus poderia ter estabelecido o reino humano de forma diferente, mas a Bíblia diz que ele decidiu governar pelo amor e graça e seu desejo era que todos fossem salvos. E esse desejo não mudou desde antes da fundação do mundo até agora, e nunca mudara. Deus já deu a graça para a nossa salvação em Cristo antes de todos os tempos. Ele não foi apanhado de surpresa pelo pecado e pela queda. Aqui está uma história que vale a pena gritar das montanhas.

Fonte

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s