Um conto de Dois Deuses: como o Deus do Calvinismo e o Deus da Bíblia são Dois Deuses muito diferentes.

Por Ben Giselbach

Um pregador e escritor confessional muito popular, John Piper, é famoso por dizer que “todas as coisas” – até o nível subatômico – “são ordenados, guiados e governados” por Deus. [1] A ideia de que Deus determina tudo pode ser rastreado até Agostinho de Hipona no século V e é particularmente popular entre um ramo do protestantismo conhecido como teologia reformada.

A teologia reformada, mais comumente conhecida como Calvinismo [2] (usaremos essas palavras de forma intercambiável) é uma filosofia religiosa que segue os ensinamentos de João Calvino e outros teólogos protestantes da era da Reforma. É importante notar que a teologia reformada, ou calvinismo, está experimentando um ressurgimento na América atualmente. Tão popular é a teologia Reformada que qualquer cristão que lê uma literatura confessional relativamente conservadora conhece bem os famosos autores calvinistas. Compreensivelmente, os pregadores mais jovens sedentos de verdade, tendem a gostar particularmente de seus escritos por causa de sua abordagem muitas vezes apaixonada, porém conservadora, para muitas questões bíblicas. (E, como resultado, por vezes suas influências calvinistas, inconscientemente, se arrastam até o púlpito do jovem pregador).

A razão pela qual é importante examinar o calvinismo e como isso se relaciona com este estudo é porque a teologia reformada tradicionalmente enfatizou a soberania e a predestinação de Deus sobre o resto. De fato, a ideia da soberania de Deus é à base do próprio Calvinismo. Os teólogos reformados orgulham-se das formas elevadas em que falam sobre Deus. Ben Warburton escreve: “A única pedra sobre a qual o calvinismo constrói é a soberania absoluta e ilimitada do eterno e o auto-existente Jeová”. [3]

Mas aqui reside o problema: o Deus soberano da Bíblia e o Deus soberano do calvinismo são dois Deuses muito diferentes. Calvinistas redefiniram o significado da palavra soberania. Para o cristão que acredita na Bíblia, a soberania simplesmente significa a habilidade de Deus e o direito de governar o mundo (chapter 5 of You Are A Theologian: Thinking Right About). No entanto, para o devotado calvinista, a soberania significa “determinismo divino”. O determinismo divino é a crença de que Deus determina, causa e orquestra tudo na história de acordo com o seu plano preconcebido, incluindo o pecado e o mal.

Os calvinistas acreditam erroneamente que Deus é a razão do pecado, uma vez que – de acordo com o calvinismo – a “soberania” é de alguma forma sinônimo de “controle total”. Assim, eles criam uma falsa dicotomia [4] afirmando que, se Deus é soberano, ele deve orquestrar e controlar tudo o que acontece – e se ele não controla tudo, ele supostamente não pode ser soberano. Arthur Pink, famoso Calvinista, escreve: “Somente duas alternativas são possíveis: Deus deve governar ou ser governado; Balançar ou ser influenciado; Cumprir a própria vontade ou ser frustrado por suas criaturas”. [5] Nas palavras de Jack Cottrell, “os calvinistas” equiparam a soberania com causalidade e dizem que o único caminho para que Deus seja soberano é se Ele é a única e última causa Ou criador de tudo o que ocorre, incluindo eventos no mundo natural, bem como decisões humanas “. Consequentemente, Cottrell continua,” não existe uma vontade verdadeiramente livre “[6] para a humanidade na cosmovisão calvinista.

Como resultado, segundo o Calvinismo, se alguém comete uma horrível atrocidade, é, em última instância, porque Deus deve ter desejado que acontecesse em primeiro lugar. Edwin Palmer, um bem conhecido calvinista, disse sem rodeios: Deus “previu tudo […] – mesmo o pecado”. [7] Quão horrível era um pensamento. R.C. Sproul Jr., outro líder calvinista da atualidade, disse terrivelmente: “Deus de certo modo desejou que o homem caísse em pecado […] Ele criou o pecado”. [8] Relaxa, certo?

Tão perturbadora é a ideia calvinista de que Deus objetivamente cause aos indivíduos a fé. Para os calvinistas, as palavras “eu tenho fé pessoal em Cristo Jesus” não têm significado real porque Deus é supostamente a causa de todas as coisas. Para os calvinistas, você não pode escolher ter fé; Deus deve colocá-lo em você. De acordo com o Sínodo de Dort, [9] Deus escolhe quem crerá nEle e quem não crerá. [10] Isso, é claro, torna as palavras de Jesus impotentes: “quem Nele crer  pode ter a vida eterna” (João 3:16). Por quê? Porque você não pode “crer nEle” sem Deus, causando para que você creia nele! Chamar isso de cruel seria um eufemismo. É como muletas penduradas no alto da escada, dizendo para um paraplégico abaixo: “Venha buscá-las!”

Historicamente, os cristãos distinguiram a soberania de Deus de jure e de facto. De jure é uma palavra latina que neste contexto se refere ao direito de Deus de governar; De fato, é uma palavra latina que neste contexto se refere ao controle meticuloso de Deus sobre todos os eventos. Os calvinistas ardentes veem essa distinção como uma mera formalidade; Eles acreditam que Deus é soberano de direito e de facto o tempo todo. No entanto, os cristãos do Novo Testamento sempre reconheceram que Deus é sempre soberano de jure e opta por limitar sua soberania de facto. Em outras palavras, Deus tem a capacidade de controlar meticulosamente tudo, mas em Sua sabedoria e amor pela humanidade, ele escolheu não determinar tudo ainda.

Encontramos a distinção entre a soberania de Deus de Jure e de facto, quando Cristo ensinou aos discípulos a orar: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Se Deus já está meticulosamente controlando todos os detalhes da história, por que alguém precisaria orar para que a vontade de Deus fosse feita na Terra? Se Deus é soberano de facto, isso já está ocorrendo.

Qualquer observador honesto deve reconhecer que a Bíblia está permeada com a implicação de que Deus deu aos homens a opção de obedecê-lo. Poderíamos preencher este livro com exemplos de Deus dando à humanidade a liberdade de escolha. Como de outra forma Deus poderia estender Sua bondade se as pessoas não puderem escolher o arrependimento (Romanos 2: 4)? Como de outra forma podemos ser ordenados a “crescer na graça” do Senhor Jesus Cristo, se não pudermos optar por fazê-lo (2 Pedro 3:18)? Por que Josué deveria dizer aos israelitas para escolher quem eles serviriam se eles realmente não pudessem escolher (Josué 24:15)? Como Deus não pode “mostrar parcialidade” se Ele escolher individualmente sobre quem forçar a fé (Atos 10:34)? Quão cruel é Deus se Ele “ordena a todos os homens em todos os lugares que se arrependam” se não puderem se arrepender (At 17:30)?

A Bíblia, de fato, ensina que Deus é soberano, mas certamente não ensina que Deus determina as decisões da humanidade e preordena as ações da humanidade. Vamos ser muito claros: você pode ser inteiramente dedicado à doutrina da soberania de Deus, ao mesmo tempo em que está absolutamente seguro da livre escolha da humanidade.

Fontes:

1] John Piper, “Confronting The Problem Of Evil,” DesiringGod.org

[2] O calvinismo, também conhecido como teologia reformada, é basicamente o corpo de ensinamentos religiosos e tradições iniciadas por João Calvino (1509-1564 A.D.) e outros teólogos da Era da Reforma, como Ulrich Zwingli e Jonathan Edwards. O calvinismo pode ser resumido em cinco falsas ideias religiosas: (1) Depravação Total (os bebês nascem culpados do pecado de seus pais)*, eleição incondicional (Deus escolhe arbitrariamente – independentemente de qualquer padrão conhecido – quem será eternamente salvo e quem será eternamente condenado), expiação limitada (Cristo não morreu por todos), graça irresistível (você não tem escolha se você obedecerá o evangelho ou não), a perseverança dos santos (é impossível para um cristão se rebelar contra Deus).

[3] Ben A. Warburton, Calvinism, p. 63

[4] Uma dichotomy (pronunciada “die-kot-uh-mee”) é a divisão de duas coisas ou idéias mutuamente exclusivas. Assim, uma falsa dicotomia é a divisão de duas coisas ou idéias que não são necessariamente mutuamente exclusivas. Por exemplo, é uma falsa dicotomia dizer: “Você gosta de bacon ou salsicha”. Por quê? Porque homens verdadeiros gostam de bacon e salsicha.

[5] Arthur Pink, The Sovereignty Of God, p. 14
[6] Jack Cottrell, The Faith Once For All, p. 81
[7] Edwin H. Palmer, The Five Points Of Calvinism, p. 25, Enfase adicionada.
[8] R.C. Sproul Jr., Almighty Over All, p. 53

[9] O Sínodo de Dort foi um encontro muito importante na história confessional, em última análise, decidindo o futuro do Calvinismo. Foi realizada entre os anos 1618-1619 na cidade de Dordrecht (“Dort”) na Holanda. O Sínodo de Dort foi realizado para silenciar os desafios honesto e bíblico contra o calvinismo, e na sua conclusão, os cinco pontos tradicionais do calvinismo foram formalizados, a saber: Depravação total, Eleição incondicional, Expiação limitada, Graça irresistível e Perseverança dos santos.

[10] Ver artigo XIV dos Artigos dos Cânones de Dort (1619). “A fé é o dom de Deus; Não na medida em que é oferecido à vontade do homem por Deus, mas isso em si mesmo é conferido a ele, inspirado, infundido nele. Nem mesmo que Deus conceda apenas o poder de crer, e por consequência espera o consentimento ou o ato de crer: mas que Ele, que opera tanto o querer e o efetuar, opera no homem tanto o crer e crer em si mesmo , […] e assim ele opera todas as coisas em tudo “(Traduzido por Thomas Scott, pág. 301).

* Depravação Total

Fonte

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s