Deus odeia os pecadores?

Deus odeia os pecadores? Certos textos bíblicos nas seções poéticas contêm essas afirmações. Considere, como exemplos (citações do NVI, a ênfase em negrito é minha):

Salmos 5:5-6 Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta.

Proverbs 6:16-19 Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.

Oséias 9:15 Toda a sua impiedade começou em Gilgal; de fato, ali eu os odiei. Por causa dos seus pecados, eu os expulsarei da minha terra. Não os amarei mais; todos os seus líderes são rebeldes.

Considere também as palavras do Senhor Jesus em Lucas 14:26: ” “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. “Lemos Lucas 14:26 como uma ordem para odiar nossos pais, esposa, filhos e nós mesmos? Não. Em vez disso, métodos hermenêuticos adequados nos levam a uma interpretação que é mais fiel ao significado pretendido pelo autor original. Nesse caso, uma ordem para odiar nossos pais contradiria mandamentos claros de Deus para honrar nossos pais (Êxodo 20:12). Da mesma forma, uma ordem para um marido odiar sua esposa contradiria mandamentos claros para amá-la (Efésios 5: 25-33). Poderíamos citar textos semelhantes que contradizem a noção de odiar os filhos e a você mesmo.

Ao procurar uma interpretação fiel de qualquer texto bíblico, é necessário reconhecer os dispositivos literários e os tipos de literatura. Nesse caso, entendemos odiar a nossa família sendo uma dispositivo literário que faz uma declaração de comparação – um chamado para ser mais dedicado a Deus do que a nossa família. Esta é a visão de Darrell Bock em Lucas 14:26, “Aqui” odiar “é um termo retórico. Isso significa que a lealdade de uma pessoa em seguir a Jesus tem prioridade sobre a família ou aceitação por eles “. [1] Bock afirma que a palavra ” ódio “é usada neste versículo como um dispositivo literário. Se Lucas 14:26, que afirma que devemos odiar as pessoas, é melhor entendido de outra maneira, então é possível que as declarações sobre Deus odiando os pecadores no material poético sejam melhor compreendidas de outra forma?

O material poético na Bíblia é um tipo de literatura que é um presente de Deus porque, nesses textos, Deus retrata com precisão a emoção humana. Isso nos dá permissão para ser honesto com Deus. No material poético, no entanto, ocorrem algumas declarações que não pretendiam serem afirmações doutrinais ou comandos para obedecer. Essa não é a natureza desse tipo de literatura. Por exemplo, Davi pergunta no Salmo 13: 1 Por quanto tempo Deus o esquecerá. Pensamos que Davi se desesperou porque Deus literalmente o esqueceu? Não. David encerra o Salmo 13 com louvores ao Deus que o salva e tem lhe dado abundância (versículos 5-6). Em vez disso, entendemos o Salmo 13: 1, devido à declaração de Davi, que ele sentiu como se tivesse sido esquecido por Deus.

Da mesma forma, o salmista pede uma bênção sobre aqueles que atiram bebês babilônios nas rochas (Salmo 137: 9, “Feliz aquele que pegar os seus filhos e os despedaçar contra a rocha”). Lemos isso como um mandamento a ser seguido? Consideramos isso uma proposição sobre a natureza de Deus? Em resposta a ambas as perguntas, não. O material poético inclui lamentos da comunidade ou Salmos imprecatórios, dos quais o Salmo 137 é um exemplo. Este material capta o sofrimento da comunidade expressado a Deus, mas este texto não justificaria matar os bebês de nossos inimigos devido os muitos comandos do Novo Testamento para amar nossos inimigos.

Esses exemplos não devem significar que existam erros ou que não podemos confiar na Bíblia. Em vez disso, esses exemplos nos lembram de que a Bíblia é composta por uma variedade de dispositivos literários e tipos de literatura. Devemos reconhecer diferentes tipos de literatura e dispositivos literários na Bíblia e interpretá-los em conformidade.

Ao invés de ler literalmente as declarações do ódio de Deus aos pecadores, elas são mais bem compreendidas como exemplos de antropopatismo, uma figura de discurso que denota analogicamente uma verdade sobre Deus. Como o Baker’s Evangelical Dictionary of Biblical explica: “Os antropomorfismos e os antropopatismos são figuras de linguagem que transmitem verdades teológicas sobre Deus para a humanidade. Somente quando tomadas literalmente são mal interpretadas. “[2] As declarações de que Deus odeia os pecadores são raras na Bíblia, ocorrem apenas nas seções poéticas e são mal interpretadas quando são interpretadas literalmente.

No entanto, é necessário levar a sério a justa indignação de Deus contra o pecado e os pecadores. Millard Erickson escreve: “Embora Deus não seja o inimigo dos pecadores nem os odeie, também é bastante claro que Deus está aborrecido pelo pecado”. [3] A ira de Deus (orgê) é “revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens “(Romanos 1:18, NVI). Note que a Sua ira nestes versículos não é contra pessoas ímpias e injustas, mas contra sua impiedade e injustiça. Desta forma, seria preciso dizer que Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.

De acordo com Romanos 3: 25-26, a Cruz de Cristo demonstra a justiça de Deus. De acordo com Romanos 5: 8, a Cruz de Cristo demonstra o amor de Deus, não o seu ódio, para os pecadores. Em João 3, aprendemos que Deus enviou Seu Filho ao mundo para salvar o mundo, não para condenar o mundo (v. 17). A ira de Deus já está em todas as pessoas por causa de seus pecados; E somente aqueles que creem no Filho terão vida eterna (v. 36). Mas a ira de Deus se distingue da ideia de que Ele odeia os pecadores. A ira é a disposição estabelecida de Deus contra o pecado, que flui de Sua justiça e santidade. Desta forma, a nossa condenação já está definida por causa do nosso pecado. Mas por amor a esses objetos de ira, Deus agiu para resgatar aqueles que já pereciam sob Sua condenação.

Na Cruz, Deus julgou Seu único Filho, aquele que não teve pecado. Ele fez isso por amor a pessoas pecaminosas. Estas são as ações de quem ama os pecadores, e não de quem os odeia.

1] Darrell Bock, Jesus According to Scripture: Restoring the Portrait from the Gospels (Grand Rapids: Baker Academic, 2002), 279.

[2] Baker’s Evangelical Dictionary of Biblical Theology, s. V. “Antropomorfismo”.

[3] Millard Erickson, Christian Theology, 3ª ed. (Grand Rapids: Baker Academic, 2013), 552.

 

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s