Graça Preveniente

A graça preveniente é a graça que Deus dá para iniciar o processo de atrair uma pessoa a Ele. Seu objetivo é preparar o coração do não-crente para responder às boas novas de salvação em Jesus Cristo. Por causa da natureza pecaminosa, ninguém busca a Deus por si próprio. O Espírito Santo convence uma pessoa do pecado, mostra-lhe a sua necessidade do Salvador e exorta a pessoa a se arrepender. A graça preveniente é universal, concedida a todos. Isto é resistível – uma pessoa pode rejeitar isso em detrimento de si mesmo. Isto funciona em combinação com o ouvir da palavra. Isso mostra ao não-crente que ele tem  necessidade de salvação. Isso resulta em graça salvífica, quando uma pessoa responde positivamente e persevera na fé.

Definindo a graça preveniente, Thomas Oden escreve:

A graça preveniente antecede a capacidade de resposta humana a fim de preparar a alma para o ouvir eficaz da Palavra redentora. Esta graça precedente traz as pessoas para mais perto de Deus, diminui sua cegueira à provisão divina, fortalece sua vontade para aceitar a verdade revelada, e possibilita o arrependimento. Somente quando os pecadores são assistidos pela graça preveniente, eles podem começar a render os seus corações à cooperação com formas subsequentes da graça.

A graça preveniente tem alguma semelhança com o ensino calvinista da graça irresistível. Ambos tentam explicar como Deus atrai o não-crente a si mesmo. Assim, os arminianos e os calvinistas muitas vezes utilizam as mesmas passagens ao explicar seus conceitos de graça atrativa (João 6:44, por exemplo). As duas principais diferenças entre a graça preveniente e a graça irresistível são a extensão e a resistibilidade. Os arminianos creem que Deus atrai todos a Si mesmo, enquanto os calvinistas creem que Ele atrai um número limitado. Os arminianos creem que a graça atrativa pode ser rejeitada, enquanto os calvinistas creem que a atração da graça é sempre eficaz.

As escrituras ensinam o conceito de graça preveniente? Não há uma única passagem que estabeleça uma definição sistemática, no entanto, o conceito se torna evidente através de todas as Escrituras. Aqui estão algumas passagens que se referem aos diferentes aspectos da graça preveniente:

Graça Preveniente atrai:

João 6:44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 12:32 Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

Graça Preveniente é universal:

Tito 2:11 Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

João 1:9 Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

João 16:7-8 Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Romanos 1:18-19 Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Graça  Preveniente convence o pecador:

Atos 16:14 Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.

Atos 16:29-30 O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?

Graça Preveniente age em combinação com o ouvir da palavra:

Atos 2:37 Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?

Romanos 10:17 Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Graça Preveniente é dada generosamente:

Romanos 8:32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Romanos 2:4 Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Atos 17:26-27 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

Graça Preveniente pode ser rejeitada:

Mateus 23:37 Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.

João 5:34,39-40 Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos. Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

Atos 7:51 Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Hebreus 4:2 Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Hebreus 10:29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?

Graça Preveniente resulta em graça salvífica quando aceita:

Efesios 5:4 Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

Efesios 2:8-9 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s