Uma Introdução à Graça Preveniente

Compreender a doutrina da graça preventiva foi um dos estudos mais valiosos para mim depois de deixar o calvinismo. Ele forneceu uma resposta para um dos argumentos mais simples que eu costumava usar a favor do Calvinismo: eu gostava de indicar Romanos 3 e perguntar “Se” ninguém entende, ninguém busca a Deus? “, então, como alguém é salvo?” Minha resposta calvinista, Claro, foi uma graça irresistível dada apenas aos eleitos. Caso contrário, eu raciocinava ninguém poderá crer, todos poderão crer.

A doutrina da graça preveniente nos permite escapar dessas conclusões [1]. Afirma plenamente que o homem está morto no pecado e incapaz de responder ao Evangelho, à parte da convicção do Espírito Santo (João 16:8) e da atração e habilitação do Pai (João 6:44, 65, 12:32, cf Romanos 10: 20). No entanto, também há um melhor sentido em passagens como Lucas 7:30 (“os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o propósito de Deus por si mesmos”), Lucas 18: 24-25 (“Quão difícil é para aqueles que têm riqueza entrar no reino de Deus “) e Atos 7:51 (” Vocês sempre estão resistindo ao Espírito Santo ”

Então, o que é a graça preveniente?

Robert E. Picirilli sugere que seja melhor chamar de “graça habilitadora” ou “graça pré-regeneradora” e explica:

A graça pré-regeneradora simplesmente significa que o Espírito de Deus supera essa incapacidade por um trabalho direto no coração, uma obra suficiente para permitir que a pessoa não regenerada compreenda a verdade do evangelho, deseje Deus e exerça fé salvadora.

[…]

Escrituristicamente, esse conceito pretende expressar a verdade encontrada em passagens como João 6:44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair”. Com esse entendimento, a graça pré-regeneradora pode ser chamada de atração. Ou Atos 16:14: “Lídia … e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.”, a graça pré-regeneradora pode, portanto, ser chamada de aquela que abre o coração. Ou, João 16: 8: “Quando [o Espírito] vier, ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. Neste sentido, a graça pré-regeneradora pode ser chamada de convicção –  que é simplesmente outra forma da palavra “convencimento”. [2]

Robert L Hamilton explica(Link):

Os arminianos argumentam que nem todos os que são atraídos/ habilitados pelo Pai para exercer fé e arrependimento, na verdade, optam por fazê-lo (ou seja, a graça preventiva é resistível), embora seja igualmente verdade que, sem essa atração/ habilitação, nenhuma pessoa poderia por si mesmo ter o desejo ou a habilidade de vir a Cristo com fé. Os arminianos são capazes de adotar essa posição precisamente porque a atração e capacitação do Pai são apresentadas no Evangelho de João como condições necessárias, não suficientes, para chegar à fé em Cristo.

(Esta distinção entre o necessário e suficiente é algo importante que perdi como calvinista.)

E em seu excelente livro The Pursuit of God, A W Tozer descreve a graça preveniente desta forma(Free ebook: Link):

A teologia cristã ensina a doutrina da graça preveniente, o que significa simplesmente que, antes de um homem poder buscar a Deus, Deus deve ter primeiro buscado este homem.

Antes de um homem pecador poder pensar alguma coisa correta sobre Deus, deve ter havido uma obra de iluminação realizada dentro dele; embora incompleta, ainda assim uma verdadeira obra, sendo a causa secreta de todo desejo, busca e oração que possa seguir.

Buscamos a Deus porque, e somente porque, Ele primeiramente colocou dentro de nós um impulso que nos leva a busca-lo. “Ninguém pode vir a mim”, como disse o nosso Senhor, “se o Pai, que me enviou, não o trouxer;” e é por esta sua atração preveniente que Deus tira de nós todos vestígio do crédito pelo ato de vir. O impulso de buscar a Deus tem origem em Deus, mas a consequência desse impulso é o nosso difícil seguir após Ele; e toda vez que o buscarmos já estaremos na sua mão: “a tua destra me sustenta.”

Neste “sustentar” divino e no “seguir” humano não há contradição. Tudo é de Deus, pois, como von Hegel ensina, Deus é sempre prévio. Entretanto, na prática (isto é, onde a obra prévia de Deus encontra a resposta presente do homem) o homem deve buscar a Deus. De nossa parte deve haver reciprocidade positiva se esta secreta atração de Deus estiver acontecendo numa identificável experiência do Divino. Na linguagem cheia de sentimento pessoal isto está afirmado no Salmo 42: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” Isso é um abismo chama outro abismo, e o ansioso coração o entenderá[3].

Quando a graça preveniente acontece?

Sobre esta questão há um espectro de crença entre Arminianos. A visão Arminiana Clássica / Reformada, comum especialmente entre os batistas[4], afirma que está “ligada à mensagem do evangelho e sua proclamação”(Roger Olson, Link).Robert E Picirilli representa esta visão quando escreve:

Requer a pregação do evangelho. […] A Palavra é o instrumento, os meios usados pelo Espírito como base para a convicção, a persuasão, a capacitação. Esta observação está de acordo com o conceito do poder da Palavra de Deus registrado em todas as partes das Escrituras, como em Hebreus 4:12, por exemplo. A visão de Armínio sobre isso é clara quando, falando da persuasão envolvida nessa graça pré-regeneradora, ele diz: “Isto é efetuado pela palavra de Deus. Mas a persuasão é efetuada externamente pela pregação da palavra, internamente ou melhor, pela cooperação do Espírito Santo, tendendo a esse resultado, para que a palavra possa ser compreendida e apreendida pela fé verdadeira”[5].

Do outro lado estão os Arminianos Wesleyanos que muitas vezes veem a graça preveniente mais amplamente do que a posição clássica. Robert E Coleman, por exemplo, explica:

Diferentemente do Calvinismo, essa persuasão arminiana sustenta que a graça estende a todos a capacidade de crer. Assim como nenhum apoio é encontrado para limitar a expiação de Cristo, então não há razão para limitar a graça salvadora. Como disse Wesley: “Não há homem, a menos que tenha extinguido o Espírito, que está desprovido da graça de Deus … é mais propriamente chamada de graça preveniente”.

O termo preveniente procede de duas palavras latinas que significam “vir antes”. Usado teologicamente, refere-se à operação da graça de Deus no coração antes de alguém chegar a Cristo. Esta graça preparatória é abrangente, incluindo qualquer movimento do homem em relação a Deus, e envolve a iluminação da verdade, a convicção do pecado, o chamado ao arrependimento e o exercício da fé salvadora. Rendido, esses impulsos graciosos aumentam; quando sufocados, eles tendem a diminuir. Todas essas inspirações do Espírito implicam algum despertar da vida espiritual, algum começo de libertação de um coração de pedra. [6]

Este escopo é importante para notar porque muitos nos círculos de novos calvinistas têm a impressão de que essa visão está distante da sua, a de “habilitação universal”, e que é a única compreensão da graça preventiva e conclui que a visão arminiana equivale a “depravação hipotética” [7].  Como você pode ver, esta não é a visão de todos os Arminianos, nem mesmo do próprio Armínio. Esse mal-entendido torna muito mais fácil para os calvinistas descartar a graça preveniente sem uma consideração séria, ao invés de perceber que isso “está por um fio de cabelo” do calvinismo (mas com implicações muito importantes, particularmente na maneira como tratamos advertências semelhantes a Hebreus 3: 5 quando nós compartilhamos o evangelho com incrédulos).

Por que nem todos os que ouvem o evangelho respondem com fé?

Embora esta seja uma questão difícil e envolva mistério, aqui estão alguns dos textos que encontrei, que parecem fornecer algumas respostas:

Jesus deixa claro em Lucas 14: 26-33 que alguns considerarão as condições do discipulado muito onerosos e, portanto, rejeitarão o convite (observe que este relato segue a parábola do banquete de casamento, que por sua vez segue o lamento de Jesus sobre Jerusalém no final do capítulo 13).

Da mesma forma, na parábola do semeador (Mateus 13), vemos que às vezes aqueles que ouvem / recebem a palavra não creem ou perseveram, porque “quando ocorre a tribulação ou a perseguição … ele cai” ou “os cuidados do mundo e o engano das riquezas sufocam a palavra, e isso tornasse infrutífero “(ainda assim, como alguém pode receber a palavra com alegria [v20], a menos que o Senhor tenha feito uma obra em seu coração?). Contraste estes com a parábola do tesouro escondido alguns versos a frente, onde “e então, cheio de alegria ele vai e vende tudo o que ele tem e compra esse campo” (v 44), ou a parábola da pérola onde ele “foi e vendeu tudo que ele tinha e comprou o campo “(v 45).

Assim João 6:44 ocorre após a declaração do Senhor: “Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único? (João 5:44).

Nós também temos a declaração de Jesus após Seu contato com o jovem rico: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”(Lucas 18: 24-25, cf Mat.19 Marc.10). Steve Lemke escreve:

É claro que, se Jesus fosse calvinista, nunca teria sugerido que seria mais difícil para os ricos serem salvos pela graça irresistível de Deus do que as pessoas pobres. Suas vontades seriam mudadas imediatamente e invioláveis ​​ao ouvir o chamado efetivo de Deus. Não seria mais difícil para uma pessoa rica ser salvo pelo chamado monergista e irresistível de Deus do que seria para qualquer outro pecador. Mas o verdadeiro Jesus estava sugerindo que sua salvação estava ligada, em certa medida, à sua resposta e compromisso com Sua vocação. (Link, p 121).

E finalmente:

O livro de Hebreus adverte repetidamente as pessoas que ouviram o evangelho para não endurecerem seus corações. ” Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. ” (Hebreus 3: 7, 15; 4: 7). Quando uma pessoa é considerada culpada pelo Espírito de Deus e ouve o evangelho, ele pode optar por resistir (Atos 7:51). Ele assim insulta, o Espírito de graça na rejeição de Cristo (Hebreus 10:29). (Richard Trader, Link)

 

 

Notas finais:

Em geral, não estão adicionadas notas finais onde existem links no texto.

[1] Veja Seven Minute Seminary (YouTube), o que é a Graça Preveniente?  Em seu artigo, Does Scripture Teach Prevenient Grace in the Wesleyan Sense?  Mesmo Tom Schreiner reconhece: “A graça preveniente é atraente porque resolve muitos problemas …”, mas conclui com Millard Erickson que “não há uma base clara e adequada nas Escrituras para este conceito de habilitação universal” (meu destaque). Observe que ele está lidando somente com “a teologia tardia de Wesley da graça preveniente” (ver nota 7).

[2] Robert Picirilli, Grace, Faith, Free Will, page 154-55 [Picirilli].

[3] A W Tozer, The Pursuit of God, Chapter 1.

[4] Picirilli é um Free Will Baptist. Embora não seja controverso, isso também parece ser a visão daqueles da Convenção the Southern Baptist que assinaram a Declaração Tradicional. Por exemplo, em seu artigo, The Traditional Statement Semi-Pelagian? (JBTM, Link), Adam Harwood escreve:

É verdade que o TS não usa esta frase arminiana “preventividade da graça sobrenatural”. Mas qualquer preocupação de que o Artigo 2 negligencie a ênfase na graça de Deus deve ser atenuada pela seguinte afirmação na Declaração:

“… nenhum pecador é salvo  à parte de uma resposta livre a atração do Espírito Santo através do Evangelho”. – Artigo 2, frase 4 […]

[5] Picirilli supra note 2, page 158.

[6] Robert E Coleman, The Heart of the Gospel, p. 145. O Dr. Coleman continua (páginas 145-46):

Paulo nos lembra: “assim também operai a vossa salvação com temor e tremor”. Mas ele acrescentou: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2: 12-13). Muito facilmente, não entendemos que é Deus que nos capacita a operar a nossa salvação.

Nossa responsabilidade é responder a ação da graça em nosso coração. Alguns falam disso como cooperação entre o homem e o Espírito. Embora Deus sempre trabalhe para o bem-estar do mundo e “deseja que todas as pessoas sejam salvas e conheçam a verdade” (1 Tim, 2: 4), ele respeita a liberdade dada a cada pessoa para escolher seu próprio destino.

A graça preveniente prepara nos para crer no Evangelho, mas ela não pode tomar a decisão por nós. Contrário ao ensino reformado, a graça suficiente para crer no Senhor para a salvação não é irresistível. Embora a salvação tenha sido obtida para a humanidade através do sangue de Cristo, isso não assegura a cooperação humana com a vontade de Deus.

O ministério do Espírito que traz as reivindicações de Cristo pode ser ignorado. A graça pode ser resistida. Paulo exortou aos Coríntios para “não receber a graça de Deus em vão” (2 Coríntios 6: 1). Ele não quer, disse ele, “anular a graça de Deus” (Gálatas 2:21).

[…]

As pessoas que não vem a Cristo são aquelas que não utilizam seu benefício da graça. Eles têm graça preventiva suficiente para crer no Evangelho, mas não aproveitam essa oportunidade. Aqueles que respondem ao chamado do Evangelho, certamente, reconhecem que Deus fez tudo. O fato de receberem o convite não é indício de mérito especial, pois a aceitação pela fé na obra acabada de Cristo é de graça (Efésios 2: 8).

Anteriormente, ele também afirma (página 32):

As palavras da escritura devem ser interpretadas corretamente, é claro. Então Deus dá iluminação para entender sua revelação. O Espírito que inspirou os escritos continua a “guiar … em toda a verdade” (João 16:13, cf. Ne 9:20, Isaías 30:21, Lucas 12:12, João 16:14, 26; 1 Cor. 2:13; 1 João 2:27). Ele desperta os poderes espirituais e mentais do homem para que possamos compreender a verdade sagrada. Como tal, esta é uma expressão da graça preveniente de Deus

[7]Para mim e meus amigos (quando eu era um calvinista), essa compreensão da graça preveniente é oriunda do artigo de Tom Schreiner. Does Scripture Teach Prevenient Grace in the Wesleyan Sense?  O Dr. Schreiner afirma na nota de rodapé  21 (!) que, “para os fins deste capítulo, apenas a teologia posterior da graça preveniente de Wesley está em vista” e a ponta para as fontes que indicam “três entendimentos diferentes de graça preveniente na tradição wesleyana” e “duas vertentes da graça preveniente entre os Wesleyanos “, mas isso está praticamente oculto no texto de seu artigo, onde ele afirma apenas:” Na teologia Wesleyana existem várias concepções de graça preveniente que não precisamos especificar aqui, pois, como veremos, existe um fundamento comum nas várias posições sobre a questão que nos preocupa. “Eu gostaria que ele fosse mais claro para distinguir entre o espectro das visões arminianas, pois isso ajudaria a evitar grande parte do mal entendido que é tão comum. (Thomas R Schreiner, Does Scripture Teach Prevenient Grace in the Wesleyan Sense? Em Still Sovereign, editado por Thomas R Schreiner e Bruce A Ware)

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s