São todos os cristãos verdadeiros predestinados a perseverar?

Primeira  parte do debate entre James Akin e James White (calvinista).

São todos os cristãos verdadeiros predestinados a perseverar?

 

Por James Akin

 

PARTE I: Declaração inicial

A proposição

Obrigado. Hoje à noite me pediram para debater a proposição, todos os verdadeiros cristãos foram predestinados a perseverar.

Para debater isso, devemos primeiro entender o que significa, e para esse fim gostaria de mencionar brevemente seus três termos-chave:

“Verdadeiros cristãos”

O primeiro termo é “cristãos verdadeiros”. É fácil dizer quem são. Um “verdadeiro cristão” é uma pessoa que foi justificada, nasceu de novo e entrou num estado de salvação.

Observe que o termo tem um oposto: “cristãos falsos”. Um falso cristão é uma pessoa que, aparentemente, veio a Cristo e fez uma profissão de fé nele, na realidade nunca foi justificado, nunca nasceu de novo e nunca entrou num estado de salvação.

Falsos cristãos são mencionados nas Escrituras, e os católicos não disputam a sua existência. Este é um fato que eu temo que eu possa ter que lembrar o meu adversário durante o nosso debate esta noite, como ele é susceptível de apresentar passagens discutindo falsos cristãos em uma tentativa de provar sua tese. Estou avisando antes do tempo desde que ele é susceptível de fazer isso.

“Perseverar”

O segundo termo é “perseverar”. Isso também é fácil de explicar. Perseverar até o fim é permanecer num estado da graça de Deus – permanecer num estado de salvação – até o fim da vida. Se alguém faz isso então automaticamente e infalivelmente acontece que sem demora eles são purificados de qualquer pecado remanescente e introduzidos na glória do céu.

“Predestinado

O terceiro e último termo a ser definido é o termo “predestinado”. O principal ponto de disputa entre os cristãos é muitas vezes a base da predestinação, seja ela baseada na presciência de Deus de nossos méritos naturais (uma posição que a Igreja Católica tem repetidamente e infalivelmente condenada, por sinal), ou baseada em sua presciência do que nos faremos Ou baseado em sua presciência do que faríamos em certas circunstâncias, ou baseados incondicionalmente em nada mais do que a escolha soberana de Deus de quem será salvo.

Para  impedir de nos distrairmos com a questão da base da predestinação – que não é o tema do nosso debate de hoje à noite – assumirei a posição de Agostinho e de Aquino, a saber, que a predestinação se baseia incondicionalmente na escolha soberana de Deus. Uma vez que esta é também a posição do meu adversário, isso deve servir para nos impedir de ser retirado do curso em discussões paralelas.

Embora os cristãos muitas vezes debatam a base da predestinação, todos os grupos de cristãos têm alguma versão da doutrina. Eles têm que fazê-lo, porque o termo aparece em quatro passagens da Escritura: Atos 4:28, Romanos 8: 29-30, 1 Coríntios 2: 7 e Efésios 1: 3-12.

O termo grego para predestinação é prooridzo. Como diz o dicionário teológico de Kittle do Novo Testamento, ela “é uma palavra rara e tardia”, o que significa que seu significado é difícil de estabelecer ao uso existente. No entanto, sua etimologia ou partes de palavras sugerem que ela simplesmente significa definir, determinar ou declarar algo de antemão.

Em um sentido, tudo o que acontece é de acordo com a predestinação de Deus. Este é o sentido em que ocorre em Atos 4:28. Pode também se referir à mensagem cristã ou “sabedoria oculta” que Deus preordenou antes do mundo para ser usado em nossa salvação. Este é o sentido que tem em 1 Coríntios 2: 7.

Também é usado em contextos redentores. Aqui, historicamente, houve dois usos. Por um lado, um pode ser predestinado para vir a Deus e tornar-se um verdadeiro cristão. Por outro lado, um verdadeiro cristão pode ser predestinado a ficar com Deus e perseverar até o fim da vida. Estes dois usos têm sido historicamente conhecidos como predestinação para graça e predestinação para glória. Alguém está predestinado para graça, se está predestinado a entrar nas graças da vida cristã, e alguém está predestinado para glória se estiver predestinado a entrar na glória do céu.

Há uma referência inconfundível para predestinação à graça em Efésios 1: 3-12. Lá, Paulo especifica no versículo 5 que Deus “nos predestinou em amor para sermos seus filhos”. Desde que fomos predestinados a tornar-nos filhos de Deus, e desde que nos tornamos filhos de Deus foi quando nos tornamos cristãos e entramos nas graças da vida cristã, esta é uma referência inconfundível para predestinação à graça.

Isso nos deixa com apenas uma passagem na qual o termo predestinação é usado: Romanos 8: 28-30. Lá, Paulo declara que fomos “predestinados a ser conformados à imagem de seu Filho”. Agora, quando isso vai acontecer? Quando seremos conformados à imagem do Filho? Paulo nos diz em 1 Coríntios 15:49, em sua grande discussão sobre a ressurreição na Segunda Vinda, dizendo: “Assim como levamos a imagem do homem terreno, também iremos ter a imagem do homem celestial. ” Da mesma forma, 1 João 3: 2 diz: “Ainda não se manifestou o que seremos, mas sabemos que quando ele se manifestar, seremos como ele, pois o veremos como ele é”.

Agora o tempo de nossa ressurreição e o tempo em que Jesus se manifestar, é o momento em que entraremos nas glórias do céu. Assim, em Romanos 8: 28-30, temos uma referência à predestinação para glória.

Assim, em Efésios 1: 3-12, temos uma referência à predestinação à graça e em Romanos 8: 28-30 temos uma referência à predestinação à glória. Assim, a afirmação de meu oponente de que não há distinção exegética entre ser predestinado à graça e predestinado à glória diluísse em fumaça. É apenas linguisticamente falso. A palavra “predestinado” é usada na Escritura tanto para a entrada na vida cristã como para a entrada no céu.

Podemos encontrar os mesmos usos em lugares onde o termo “predestinação” não aparece, mas onde são usados ​​sinônimos, como “escolher” e “eleição”.

Por exemplo, em 1 Pedro 1: 1-2, Pedro escreve aos eleitos de Deus que ele diz: “foram escolhidos de acordo com a presciência de Deus Pai, por meio da obra santificadora do Espírito, para a obediência  e aspersão do sangue de Jesus Cristo.” O tempo em que começamos a ser obedientes a Jesus e foram aspergidos por seu sangue foi quando nos tornamos cristãos, então aqui temos uma referência à escolha ou eleição à graça.

Da mesma forma, em Mateus 22:14, temos o próprio Jesus falando do homem que entrou no banquete escatológico de Deus sem um vestido de casamento e como ele foi rejeitado do banquete escatológico de Deus, alegando que “muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”. Mas uma vez isso aponta para o banquete escatológico de Deus no final dos tempos – para as glórias finais – sabemos que essa é uma referência à escolha e à eleição para a glória.

Então, novamente vemos que a afirmação de meu oponente de que não há diferença entre predestinação à graça e glória é simplesmente tolice exegética. É um absurdo linguístico, porque na linguagem do Novo Testamento grego os verbos para predestinados e eleitos às vezes são aplicados às graças da vida cristã e às vezes às glórias do céu.

Nossa pergunta esta noite

A verdadeira questão – e a pergunta que temos sido chamados aqui para debater hoje à noite – é se uma forma de predestinação envolve a outra: São todos os que são predestinados ou escolhidos para a graça também predestinados ou escolhidos para a glória. Todos os que foram predestinados a vir a Deus também estão predestinados a permanecer com Deus e perseverar até o fim da vida.

Não.

A Bíblia claramente e inequivocamente ensina que há alguns que são escolhidos para vir a Deus e se tornar verdadeiros cristãos, não são escolhidos para ficar com Deus e perseverar até o fim. Alguns cristãos verdadeiros caem e serão finalmente perdidos.

 

Uma Doutrina Histórica

Alguns cristãos, que vivem suas vidas em círculos isolados do Seminário Teológico de Dallas ou em círculos isolados da Confissão de Fé de Westminster, podem achar este um ensinamento incomum e novo, mas é de fato o ensinamento histórico da ortodoxia cristã, bem como o ensinamento da grande maioria dos cristãos de hoje, mantidos por Católicos, Ortodoxos Orientais, Anglicanos, Metodistas, Pentecostais, membros da Igreja de Cristo, Luteranos e muitos outros. As únicas pessoas que o debatem são Presbiterianos e a maioria dos Batistas, e aqueles que foram influenciados por Presbiterianos e Batistas, bem como as muitas assim chamadas igrejas não-denominacionais que são compostas de “Batistas anônimos” ou “Batistas sem o nome”.

Não só esta é a posição da vasta maioria dos cristãos, tanto na história da Igreja como atualmente, mas é também a posição de todos os assim chamados teólogos  “calvinistas” antes de Calvino. Calvinistas como o meu oponente continuamente recorre em apoio à sua posição a pensadores históricos como Agostinho, Aquino e Lutero, que todos tinham uma visão elevada, visão incondicional da predestinação, e que de modo algum poderiam ser chamados Pelagianos, Semi-Pelagianos, ou Arminianos. Mas quando apelam a Agostinho, a Tomás de Aquino e a Lutero, os calvinistas, como o meu adversário ignora ou desconhece o fato de que todas essas figuras representavam precisamente a posição que defendo nesta noite – que só porque alguém é predestinado à graça não significa que alguém está predestinado à glória.

Assim, quando meu oponente se opõe ao ensino cristão histórico de que um crente verdadeiro pode cair, ele não está apenas discutindo contra mim, mas contra homens  que até ele reconhece ser gigantes da fé e gigantes do ensino cristão – Agostinho, Aquino e Lutero.

Agostinho

Por exemplo, no capítulo 21 de seu livro, o Dom da Perseverança, Santo Agostinho escreveu:

[Os] dois homens piedosos, por que a um deve ser dada perseverança até o fim, e para o outro não deve ser dada, os julgamentos de Deus são ainda mais insondáveis. . . . Não foram ambos chamados e seguiram o que os chamou? E não se tornaram ambos, de homens ímpios, homens justificados e ambos foram renovados pelo banho da regeneração? . . . Em relação a todas essas coisas, eles eram de nós. No entanto, em relação à outra distinção, eles não eram de nós, pois se tivessem sido de nós, certamente teriam continuado conosco. Qual é então essa distinção? Os livros de Deus estão abertos, não nos afastemos da nossa visão. A Escritura divina clama em voz alta, vamos dar-lhe ouvidos. Não eram deles porque não tinham sido “chamados de acordo com o propósito”. Eles não foram escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo; Eles não alcançaram muito com ele. Eles não haviam sido predestinados de acordo com o propósito  daquele que tudo opera.

Tenha em mente que este era o velho Agostinho, não o jovem Agostinho. Ele escreveu isso em 428, apenas dois anos antes de morrer.

Aquinos

Da mesma forma, Santo Tomás de Aquino, o próximo pensador calvinista antes de Calvino, ensinou a mesma coisa. Em sua Summa Theologiae, ele escreveu:

Chama-se perseverança à continuação no bem até o fim da vida. E para consegui-la, o homem… Precisa da ajuda divina guiando-o e guardando-o contra os ataques das paixões. . . E, portanto, depois de alguém ter sido justificado pela graça, ele ainda precisa suplicar a Deus pelo dom de perseverança acima mencionado, para que ele possa ser guardado do mal até o fim de sua vida. Pois a muitos é dada a graça, aos quais não é dado nela perseverar. (ST IIa: 109: 10

Este mesmo ensinamento foi infalivelmente ensinado pelo Concílio de Trento após a Reforma Protestante.

Lutero

O primeiro protestante de todos eles, Martinho Lutero, que também foi o último pensador calvinista antes de Calvino, também ensinou esta doutrina. Como o teólogo John Jefferson Davis apontou em seu artigo sobre a história da doutrina da perseverança, Lutero disse que:

“Muitos de nós caímos de Cristo e nos tornamos cristãos falsos”. No seu comentário sobre 2 Pedro 2:22, ele [Lutero] escreve o seguinte sobre os apóstatas na Igreja: “Por meio do batismo estas pessoas expulsaram a incredulidade, lavaram o seu modo de vida impuro e entraram numa vida pura de fé e Amor. Agora eles caem na incredulidade e … se afundam novamente na sujeira. ” Aquele que experimentou a graça justificadora de Deus através da fé pode perder essa justificação por meio da incredulidade. . . [De acordo com Lutero]. “De fato, mesmo os justos significam”, os escritores Lutero em seus comentários sobre Gal 5: 4, “… perde a justiça que ele tem e cai da graça pela qual ele tinha sido justificado, uma vez que ele foi removido de uma boa terra Para um que é estéril “.

Calvino

Esses exemplos permite uma ideia de como é estranho à história cristã a hipótese de que a predestinação à graça implica automaticamente a predestinação à glória. Calvino foi o primeiro a apresentar essa hipótese.

Ninguém antes dele disse isso. Você pode verificar isso por si mesmo Eu fiz isso. Eu Busquei em diversos livros e liguei para meia dúzia de seminários calvinistas, conversando com seus teólogos sistemáticos e professores de história da igreja, e nenhum deles pode citar um nome antes de Calvino, que ensinou essa hipótese. Todos afirmaram que Calvino foi o primeiro. Cheguei a conversar com John Jefferson Davis, que publicou um artigo no Jornal da Sociedade Teológica Evangélica sobre a história da doutrina, um homem que por si mesmo é um calvinista, mas que tem pesquisado a historia dessa doutrina completamente, e ele disse que Calvino Foi o primeiro a ensiná-la.

Isso representa um problema mesmo para aqueles que afirmam que seus ensinamentos derivam exclusivamente das Escrituras, a saber: “Como uma doutrina pode ser tão importante – se verdadeira – e permanecer completamente desconhecida nos primeiros 1500 anos da história da Igreja e, se Jesus voltar brevemente, por três quartos de toda a história da Igreja isso ficou oculto? ”

Outras doutrinas importantes foram conhecidas por toda a história cristã. Os cristãos sempre entenderam, mesmo quando os hereges o negavam, que Jesus Cristo era Deus. Os cristãos sempre entenderam, mesmo quando os hereges o negavam, que Jesus Cristo é homem e plenamente Deus. E os cristãos sempre entenderam, mesmo quando os hereges o negavam, que foram salvos puramente pela graça de Deus.

Assim, quando se verifica que os cristãos nunca entenderam que os verdadeiros cristãos não podem cair, e então, de repente, 1500 anos depois alguém começa a reivindicar isso, é preciso perguntar quem está transmitindo o verdadeiro ensinamento dos apóstolos e quem está ensinando uma Heresia.

Colocando de forma abrupta: como sobre a terra, Deus poderia “falhar” no céu ao deixar os verdadeiros cristãos de três quartos da história da Igreja, por todos esses séculos, nascer e viver e criar seus filhos no caminho de Cristo e, finalmente, morrer, e “não” saber que eles jamais poderiam cair? Como poderia os negar essa paz? Isto é inequivocamente uma mancha negra – uma “grande” mancha negra – contra essa hipótese.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s