John Wesley: Nem Pelagiano nem Agostiniano

John Wesley: Nem Pelagiano nem Agostiniano

Escrito por por Henry Knight III

Uma crítica comum à teologia de Wesley, especialmente daqueles de uma inclinação mais calvinista, é que ele fundamenta a salvação não na graça, mas na decisão humana. Isto é, para ser franco, uma afirmação falsa – a teologia de Wesley está profundamente enraizada na graça e no amor de Deus. Mas a percepção de que Wesley acreditava na livre vontade humana natural persiste mesmo entre alguns metodistas. Uma maneira que isso é muitas vezes colocado é chamar Wesley um “Pelagiano”.

Pelágio era um monge britânico do quinto século que foi dito negar que os seres humanos herdam da queda de Adão uma inclinação ao pecado. Temos a capacidade natural de não pecar, argumentou ele, e, portanto, somos capazes de seguir o exemplo de Cristo sem uma transformação anterior do coração. Este ponto de vista foi vigorosamente questionado por Agostinho, que argumentou que a salvação era somente pela graça, e que não estamos livres do pecado até que Deus transforme nossos corações através de Cristo. O pelagianismo foi condenado como heresia por uma série de conselhos ecumênicos.

John Wesley, em “The Wisdom of God’s Counsels,” defendeu Pelágio como um homem santo cuja “verdadeira heresia” era “sustentar que os cristãos podem, pela graça de Deus (não sem ela, que eu considero uma mera calúnia) alcançar a perfeição “, ou em outras palavras,” cumprir a lei de Cristo “(Works [vol. 2, ed. A C Outler, Abingdon, 1985], 556). Em outras palavras, Wesley acreditava que a verdadeira teologia de Pelágio era mal compreendida e distorcida por Agostinho, assim como a sua própria foi por muitos calvinistas. Mas qualquer que seja o caráter pessoal de Pelágio, o peso da evidência é que sua teologia não tinha o conceito de graça preveniente tão central para Wesley.

Podemos colocar Wesley mais exatamente no espectro Pelagiano para o agostiniano com a ajuda de R.C. Walton, cujos esquemas Cronológicos e Históricos da História da Igreja (Zondervan, 1986) contém uma sinopse fina da controvérsia Pelagiana (gráfico 17). Lá, o pelagianismo é definido como sustentando que as pessoas são “nascidas essencialmente boas e capazes de fazer o que é necessário para a salvação”. Mesmo um olhar casual nos escritos de Wesley mostra que ele acreditava exatamente o contrário. No “Pecado Original”, ele descreve as pessoas como nascidas na “corrupção total”, “vazias de todo bem e cheias de todo mal” (183). Este pecado motiva a nossa vontade e molda os nossos desejos; Aparte da graça, estamos irremediavelmente presos pelo pecado.

Às vezes é dito, por críticos de uma inclinação mais generosa, que Wesley é apenas semi-Pelagiano. Walton descreve o semi-pelagianismo como sustentando que “a graça de Deus” e a vontade humana “trabalham juntos na salvação”, com o ser humano tomando a iniciativa. Mas para Wesley está bastante claro que, por causa da corrupção do pecado, somos incapazes de tomar a iniciativa em nossa salvação. É Deus quem toma a iniciativa, primeiro para prover a nossa salvação em Jesus Cristo, e depois para nos capacitar a responder através da graça preveniente.

Isso faz de Wesley um agostiniano? Inicialmente pode parecer, como Walton descreve o agostinianismo como argumentando porque os seres humanos estão “mortos no pecado”, então a salvação deve ser “totalmente pela graça de Deus”. Mas Walton acrescenta que, para o agostinianismo, tal graça “só é dada ao Eleitos “, isto é, os predestinados por Deus para a salvação. É aqui que Wesley registra uma dissensão enfática. Wesley acredita que o amor de Deus é universal e, portanto, a graça é dada a todos. Para Wesley, a graça não é irresistível (como é para os calvinistas), mas capacitadora, restaurando nossa capacidade de responder a Deus. A predestinação, ele acredita, contradiz a afirmação bíblica de que Deus é amor.

A opção que resta é o semi-agostinianismo, que Walton descreve como “a graça de Deus vem a todos, permitindo que uma pessoa escolha e execute o que é necessário para a salvação”. Este é realmente o lugar no espectro onde Wesley se encaixa melhor. A graça é para Wesley transformadora, uma obra do Espírito Santo, restaurando uma liberdade para estar em relação com Deus que, além da graça, não teríamos. Inicialmente, nossa resposta a Deus pode estar obedecendo às orientações da nossa consciência (ela mesma um dom da graça); Finalmente, o que a graça nos capacita a “escolher e realizar” é a fé – confiar em Jesus Cristo – que necessariamente resulta em amor a Deus e ao próximo. Para Wesley, esta nova vida de amor é o ponto mais central que é a salvação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s